TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento das manifestações patológicas incidentes nas edificações com até cinco anos de idade executadas no estado de Goiás – Período de 2011 a 2013.

Por:   •  12/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.968 Palavras (24 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 2]

Levantamento das manifestações patológicas incidentes nas edificações com até cinco anos de idade executadas no estado de Goiás – Período de 2011 a 2013.

Costa, M. N. 1; Santos, W. C.2

Graduandos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Brandão, R. M L. 3

Professora MSc., Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

1 mateus196@hotmail.com; 2 wessicley.correia@gmail.com; 3 rosana.tfc@gmail.com

RESUMO: O surgimento de manifestações patológicas na construção civil é devido a diversos fatores entre eles a falha de projeto e a sua execução, a baixa qualidade dos materiais e a ausência de manutenção, esses prejudicam a vida útil da edificação e faz com que a mesma deixe de ter a sua devida funcionalidade, além de diminuir a satisfação dos usuários. Com isso este trabalho levantou as manifestações patológicas incidentes nas edificações com até cinco anos de idade, executadas no Estado de Goiás, no período de 2011 a 2013. Pretende-se dar continuidade a pesquisa realizada por Urzeda e Morais (2016). Com base nesses processos foram identificadas as seguintes patologias: fundação, estrutura de concreto armado, alvenaria, revestimento de argamassa, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, sistema de impermeabilização, esquadria e revestimento cerâmico. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, mediante análise de 37 relatórios de constatação elaborados pelo Crea-GO. A pesquisa atual, manteve uma média anual de processos analisados, com aproximadamente doze processos, comparado a pesquisa realizada de 2007 a 2010. Com relação às etapas com maior incidência de manifestações patológicas, estão as paredes, sistemas de impermeabilizações e revestimentos cerâmicos.

Palavras-chaves: Crea-GO, manifestação, patologia, edificações, levantamento.

Área de Concentração: 01 – Construção Civil.

  1. introDUção

Na construção civil, a patologia é a área que analisa tudo que prejudica a vida útil e o desempenho de uma edificação, tanto físico como estético e tem o seu surgimento relacionado a vários fatores, como projetos mal elaborados, ausência de planejamento durante a execução da edificação, baixa qualidade dos materiais utilizados e da mão de obra, falta de manutenção, meios degradantes atuantes na edificação. Esses agentes provocam o surgimento de manifestações patológicas, que prejudicam a durabilidade da edificação (RODRIGUES, 2013).

Segundo Oliveira (2003), os estudos das manifestações patológicas na construção civil vêm tendo um valor bastante significativo, em decorrência do aumento das responsabilidades de cada profissional e o devido empenho em atender as expectativas do usuário, buscando a duração e a qualidade da edificação.

Em 2016 foi realizada uma pesquisa por Urzeda e Morais (2016), que identificou as principais manifestações patológicas em edificações executadas no Estado de Goiás, no período de 2007 a 2010, dando continuidade a estudo realizado por Geyer e Brandão (2007), que analisou o surgimento das manifestações, no mesmo estado, no período de 1994 a 2006. As duas pesquisas analisaram edificações com até cinco anos de idade, por meio de relatórios técnicos elaborados pelos servidores do Conselho de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO).

Utilizando-se da pesquisa documental, análise de relatórios de constatação elaborados pelos servidores do Crea-GO, a presente pesquisa teve como objetivo principal identificar as principais manifestações patológicas nas edificações executadas no Estado de Goiás, com até cinco anos de idade, referente aos processos formalizados no período de 2011 a 2013.

Também serão obtidas as seguintes informações:

  • Identificar as principais manifestações patológicas nas seguintes etapas executivas: fundação, estrutura de concreto armado, parede, revestimento de argamassa, instalações elétricas e hidrossanitárias, esquadria, sistema de impermeabilização e revestimento cerâmico;
  • Levantar o número e tipo de manifestações patológicas incidentes nas edificações, até o limite de cinco anos de idade, para as etapas executivas pesquisadas, em relação a: idade, área construída e tipo de uso; e
  • Identificar o número de construções que causaram danos nas edificações limítrofes.

Os arquivos que serão utilizados nesta pesquisa, foram elaborados pelos servidores do Crea-GO o qual evidencia, por meio de processos técnicos, as patologias encontradas nas edificações, executadas por profissionais com suspeita de erro técnico.

Com a finalidade de complementar estudos realizados por Urzeda e Morais (2016) e Geyer e Brandão (2007), bem como de proporcionar a todos os interessados no meio técnico e acadêmico da construção civil, índices e as identificações das principais patologias encontradas em edificações, com até cinco anos de idade. Desta forma, espera-se permitir aos profissionais o desenvolvimento de metodologias e mecanismos de controle, com objetivo de minimizar os danos causados por esses problemas, aumentando assim a durabilidade das edificações e a confiança da sociedade nos serviços executados por engenheiros civis.

  1. fundamentação teórica

  1. Patologias nas Fundações

Segundo Logeais (1971), os sinistros decorrentes da fundação são divididos em quatro grupos: falta de reconhecimento dos solos ou de reconhecimentos incompletos/inadaptados; má interpretação dos resultados de sondagem ou ensaios, bem como desconhecimento das propriedades do terreno; defeitos decorrentes da má execução; e ataques às estacas ou aos poços por meio do ambiente envolvente (águas agressivas, apodrecimento das estacas de madeira e outros).

  1. Patologias nas Estruturas de Concreto Armado

Segundo Souza e Ripper (1998), patologias são divididas em dois tipos: patologias geradas na etapa de concepção da estrutura (projeto) e as geradas na etapa de execução da estrutura (construção), sendo as mais sérias as que são geradas nesta última.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (686.3 Kb)   docx (412.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com