Lista de Exercícios Programação Computacional
Por: Guilherme Facuri • 24/4/2021 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
Nome: Guilherme Resende Facuri
Turma: Ter/Qui 15:30-17:30
Lista de exercícios 01 e 02
1- Algoritmo é o procedimento definido passo a passo para a solução de um problema. Programa é um conjunto de instruções que será executado pelo processador em uma determinada sequência. Estrutura de dados são categorias de valores que são processados de forma semelhante. A relação é que um algoritmo passa a ser chamado de programa depois de convertido para linguagem aceita por um computador e para o programa ser desenvolvido, necessita de uma estrutura de dados.
2- Uma variável é o local onde armazenamos valores. Cada uma delas possui um único nome (identificador) e são atribuídos valores para essas variáveis através do comando de atribuição.
3- Tipos de dados é um conjunto de objetos que tem em comum o mesmo comportamento diante de um conjunto definido de operações. Um exemplo é que números inteiros são processados de forma diferente dos números de ponto flutuante e dos números complexos.
4- Existe o tipo de dado primitivo simples (números e cadeias de caracteres), e o tipo de dado primitivo composto (listas, dicionários, tuplas e conjuntos).
5- String é conjunto de caracteres, também conhecido como cadeia de caracteres. Utilizam-se aspas (simples ou duplas) para delimitar a string. O mesmo delimitador deve ser usado no início e fim do string.
6- É necessário o uso de parênteses para alterar a ordem de execução.
7- É um termo usado para designar a operação de unir o conteúdo de duas strings. Por exemplo, considerando as strings "ans" e "elmo" a concatenação da primeira com a segunda gera a string "anselmo".
8- Fatiamento significa extrair apenas uma parte da string, ou seja, uma substring. Com essa operação, podemos delimitar os limites inferior e superior do pedaço da string que queremos acessar.
9- Deve-se utilizar um número inteiro (índice) para representar a posição de cada caractere. É manipulado em duas direções, da direita pra esquerda (índice inicial -1) ou da esquerda pra direita (índice inicial 0). Para indicar o índice usamos um número entre colchetes.
10- São usadas em comandos condicionais e de repetição e é importante respeita-las porque elas servem para analisar o estado de uma computação e permitir escolher o próximo passo. Quando não respeitadas, o resultado de uma expressão pode ser diferente.
11- Count: retorna o número de ocorrências de um item.
Replace: substitui todas as ocorrências da substring velha pela nova.
Find: retorna o índice mais a esquerda que a substring foi encontrada. (rfind retorna o índice mais a direita).
Len: obtêm o tamanho de uma string.
12- O símbolo % é utilizado para indicar a composição da string anterior com o conteúdo de uma variável.
13-
a) V
b) F
c) V
d) F
e) F
f) F
g) V
14-
a) V
b) F
c) F
d) V
e) V
f) V
g) V
h) F
i) V
j) V
15-
v=float(input("Digite a velocidade em metros por segundo: "))
t=float(input("Digite o tempo em segundos: "))
s=v*t
print("A distância percorrida é de %.1f metros" %s)
16-
125.0
17-
68.0
18-
ufrj-macae
19-
rto M
curto Macaé
curto Mac
20-
Estava muuuuuito calor
21-
2.5
2.55000
2.5
22-
n=input("Digite uma palavra: ")
v=n.count("a")+n.count("e")+n.count("i")+n.count("o")+n.count("u")
print("A palavra %s tem %d vogais" %(n,v))
23-
a1=float(input("Digite sua P1 da matéria 1: "))
a2=float(input("Digite sua P2 da matéria 1: "))
a3=float(input("Digite sua P3 da matéria 1: "))
materia1=(a1+a2+a3)/3
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