TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercícios Sintese de POLIMEROS

Por:   •  19/4/2016  •  Exam  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]


     2016

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 01:
[pic 13]

SILVIO ROSA – 27255 – P2

ANA JULIA MOREIRA – 28145 – P2

ISABELLY GONÇALVES – 28628 – P2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..…………………….……………………….....................3

OBJETIVO...………………………………………………......…..............4

MATERIAL E MÉTODOS……………………….....................................4

RESULTADOS.............................................................................................6

CONCLUSÃO..............................................................................................7

REFERÊNCIAS...........................................................................................8

ANEXOS.......................................................................................................8

1. INTRODUÇÃO

        A cada dia, mais tem-se reconhecido a necessidade de reduzir a utilização de materiais plásticos e a sua reciclagem está se tornando quase que uma obrigação para os fabricantes e consumidores. O processo de reciclagem, em grande parte, não atinge a totalidade dos recicláveis descartados na natureza. Os plásticos convencionais, sinteticamente derivados do petróleo, levam cerca de um século para se degradar no ambiente, sendo responsável por grande parte de resíduos que se acumulam na natureza com consequência direta na poluição ambiental. Assim, impulsionadas pelos altos preços do petróleo e pela crescente consciência ecológica, a tendência mundial de redução das emissões de gás carbônico na atmosfera fez com que aumentasse a necessidade de produzir materiais biodegradáveis.

 Enquanto o plástico sintético advém do carbono fóssil vindo do petróleo, os bioplásticos/biopolímeros utilizam o carbono de fonte renováveis, tais como o amido de mandioca, de arroz e de milho. As propriedades dos bioplásticos são idênticas às de um plástico comum, no entanto nem todos os polímeros a base de fontes renováveis são biodegradáveis. De acordo com Pradella (2006) os biopolímeros são materiais poliméricos classificados estruturalmente como polissacarídeos, poliésteres ou poliamidas. A matéria-prima principal para sua manufatura é uma fonte de carbono renovável, geralmente um carboidrato derivado de plantios comerciais de larga escala. A denominação bioplástico é normalmente utilizada para dois tipos diferentes de produtos: plásticos produzidos a partir de matérias-primas renováveis, convertidas em produtos biodegradáveis ou não-biodegradáveis, e plásticos biodegradáveis produzidos a partir de matérias-primas renováveis ou fósseis, também conhecidos como polímeros biodegradáveis(BPD) (AOYAMA, 2007).  Nesse contexto, a demanda por materiais poliméricos sintéticos ou plásticos torna-se cada vez mais crescente, se comparado com as últimas décadas. Pois, estes materiais possuem propriedades funcionais, versatilidade e um custo baixo que favorecem, no seu processamento e na sua utilização em várias aplicações (CANGEMI et al., 2005). Assim, com a produção de plásticos biodegradáveis, que se utiliza de polímero natural resistente à água como matéria prima, podem-se amenizar vários dos problemas ambientais relacionadas ao uso do plástico convencional. O plástico biodegradável, além de ser um produto com alta capacidade de reutilização, é renovável e pode ser descomposto num pequeno período de tempo em comparação com os polietilenos.

         O grande diferencial das pesquisas atuais com plásticos se concentra na origem da matéria prima, em sua grande parte vinda de vegetais. O amido é definido como um carboidrato nutricional, sendo um polissacarídeo composto de amilose e amilopectina que são facilmente hidrolisadas, produzindo carboidratos de baixo peso molecular. O amido é um dos polímeros naturais com maior potencial de aplicação no desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, por ser renovável e obtido a partir de diversas fontes a baixo custo (OLIVEIRA, 2010).          Este relatório aborda a obtenção e preparação de um filme polimérico biodegradável que se encaixa na categoria PLA ou Ácido Poliláctico, onde é fabricado a partir da dextrose extraídas de materiais de fontes renováveis . É o bioplástico ou biopolímero mais popular e o único atualmente produzido à escala mundial.

2. OBJETIVO

         O objetivo da presente prática laboratorial é preparar e obter um filme polimérico biodegradável.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

  1.  Material

      Reagentes

  •    27,1234 g de amido de milho;
  •    25 mL de ácido etanóico;
  •    25 mL de glicerina;
  •    Água;
  •  Corante.

     

Vidrarias e Utensílios

  •  1 Balão volumétrico de 100 mL;
  •  3 Provetas de 50 m L ± 0,5 mL
  •  1 Pipeta 25 mL;
  •  1 Béquer de 1 L;
  •  1 Béquer de 600 mL;
  •  1 Bastão de vidro;
  •  1 Forma retangular;
  •  Chapa de aquecimento.

   

 

3.2 Métodos

        Para a obtenção do filme polimérico biodegradável pesou-se 27,1234 g de amido de milho. Em um béquer de 1 L, misturou-se a amido pesado com 50,0 mL de água fria com um bastão de vidro. Acrescentou-se à mistura 25,0 mL de ácido etanóico, 25,0 mL de glicerina, 2 gotas de corante azul e 3 gotas de corante amarelo e  misturou-se bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (331.5 Kb)   docx (163.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com