Lixo doméstico e industrial
Por: TalesDias • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.325 Palavras (10 Páginas) • 422 Visualizações
[pic 1]
UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
TALES DIAS DE SOUSA MAGALHÃES
LIXO DOMÉSTICO E LIXO INDUSTRIAL
SALVADOR, BAHIA
2015
TALES DIAS DE SOUSA MAGALHÃES
LIXO DOMÉSTICO E LIXO INDUSTRIAL
[pic 2]
SALVADOR BA
2015
RESUMO
Os resíduos gerados em lares e industriais de uma forma geral tem como consequência um impacto muito grande ao meio ambiente como um todo.
Se faz necessário que esses resíduos domésticos sejam descartados de forma adequada e consciente, políticas de reutilização e reciclagem devem ser adotadas com urgência, haja visto que os grandes aterros sanitários por exemplo não comportam mais tantos despejos. É importante também o trabalho de conscientização da população, onde entendam a importância do descarte correto desses lixos.
Grandes industrias geradoras de resíduos muitas vezes tóxicos e contaminantes também necessitam descartá-los de forma segura, pois o ambiente oceânico por exemplo, sofre com a ação destes despejos industriais. Essas industrias devem passar por fiscalizações constantes de forma a coibir estas ações, fazendo assim com que seja minimizado os impactos ambientais.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................05
DESENVOLVIMENTO......................................................................................06
CONCLUSÕES.................................................................................................12
REFERÊNCIAS................................................................................................13
INTRODUÇÃO
Lixo doméstico, também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, vidros, papeis em geral, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha entre outros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil descarta a cada dia 230.000 toneladas de detritos. E mais da metade desse número é formada por lixo doméstico.
Sendo que o lixo doméstico é apenas uma pequena parte de todo lixo produzido.
A indústria é responsável por grande quantidade de lixo, como sobras de carvão mineral, refugos da indústria metalúrgica, lixo químico ou gás e fumaças lançadas por chaminés das fabricas. As sociedades desenvolvidas precisam da indústria para produzir energia e bens que mantenham seu estilo de vida. As atividades industriais abrangem processamentos de alimentos, mineração, produção, petroquímica e de plástico, metais e produtos químicos, papel e celulose, e a manufatura de bens de consumo como a TV. Por sua vez a indústria necessita de matéria-prima, como ferro, água e a madeira, para a produção desses bens. Esses processos de manufatura produzem lixo, que pode ser inofensivo ou tóxico.
DESENVOLVIMENTO
Do total produzido nas casas, apenas 2% do lixo doméstico gerado é destinado à coleta seletiva. O restante vai parar em lixões a céu aberto. Ou, na melhor das hipóteses, em aterros sanitários cuja capacidade máxima já está próxima do limite. Para piorar o quadro, muitas vezes o cidadão tem o cuidado de separar metais, vidros, plásticos e papéis acreditando que esses materiais serão reciclados, mas as empresas de limpeza misturam tudo num mesmo caminhão.
[pic 3] [pic 4]
Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/page/89 Fonte: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/
tiposdelixo.htm
O lixo não tratado constitui uma mazela na organização do saneamento básico no Brasil, pois traz diversas patologias (verminoses, micoses etc.) à população além de constrangimentos como mal cheiro, detrimento visual das cidades. O desempenho das administrações municipais costuma ser péssimo em matéria de lixo, mas não é por falta de boas leis. O problema é fazer valer a legislação, e não só quando o assunto é sujeira. É preciso se habituar a fazer a divisão do lixo doméstico.
Os materiais recicláveis representam 70% do volume de lixo produzido numa cidade. Por esse motivo, separá-los dos outros detritos resulta em muito mais espaço nos aterros sanitários. A reciclagem retira do lixo uma série de materiais que levariam um tempo enorme para se decompor.
Vejamos abaixo o tempo de decomposição de alguns materiais.
[pic 5]
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/temas/reciclagem/
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), até por que, com o acúmulo desse material nos aterros, ocorre a fermentação da matéria e como consequência desse processo, dois subprodutos surgem: o chorume e o gás metano. Grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
...