Logaritmo
Trabalho Universitário: Logaritmo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nelsonbjunior • 17/3/2015 • 511 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
Logarítmicas
A integral da função algébrica traz uma indefinição quando :
A existência desta indefinição nos leva a uma questão: Qual o procedimento para integrar a função: ? A resposta é dada na análise numérica, calculando a integral pelos métodos de análise algébrica podemos chegar a seguinte conclusão:
A função ln é chamada de logaritmo natural, a sua base é chamada de número de Euler, ele é um logarítmo conseqüente do cálculo da área sob a curva da função , que pode ser obtido numericamente usando a integral de Riemann e outras técnicas de cálculo numérico. Aproximações deste número são possíveis utilizando-se técnicas de aproximações sucessivas com o uso de séries, discutidas em Cálculo (Volume 3).
Todos os teoremas para logaritmos, que estão incluidos nos cursos de nível médio, podem ser obtidos a partir da análise do logaritmo natural, também chamado de logaritmo Neperiano.
[editar] Teoremas
Vejamos os principais teoremas para os logaritmos:
Nas citações abaixo, consideremos ,
[editar] T36 - Produto
Comprovação:
Da definição:
fazendo u = at,du = adt e quando u = a,t = 1:
O que comprova o teorema.
[editar] T37 - Razão
Comprovação:
Sendo :
logo:
[editar] T38 - Potência
Comprovação:
Sendo:
-> b vezes, que é:
-> b vezes, resultando:
[editar] Derivadas
Da definição do logarítmo natural e a partir do teorema fundamental do cálculo, podemos deduzir a derivada da função logarítmica natural, ou seja, se que é a integral definida de , então a derivada é:
[editar] Integrais
Para integração de funções logarítmicas, veja o capítulo de técnicas de integração, para uma completa abordagem do tema.
________________________________________
[editar] Exponenciais
A função é chamada de função exponencial na base a, todas as funções exponenciais são introduzidas a partir da definição do logaritmo natural ln x como sua função inversa. As funções exponenciais são estas em que a parte
...