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Logica De Programação

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Por:   •  23/11/2013  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

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Curso Básico de Lógica de Programação

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Unicamp - Centro de Computação - DSC Página: 4

1 Introdução à Lógica de Programação

1.1 Lógica

A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com

desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a seqüência lógica para o

desenvolvimento.

Então o que é lógica?

Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado

objetivo.

1.2 Seqüência Lógica

Estes pensamentos, podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser

seguidas para se cumprir uma determinada tarefa.

Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um

problema.

1.3 Instruções

Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas

definidas para a realização ou emprego de algo”.

Em informática, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma ação

elementar a executar.

Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso

é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica.

Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em prática

uma série de instruções: descascar as batatas, bater os ovos, fritar as batatas, etc...

É evidente que essas instruções tem que ser executadas em uma ordem adequada – não se

pode descascar as batatas depois de fritá-las.

Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos o

resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.

Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou

emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar

a executar.

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1.4 Algoritmo

Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma

tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão

cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua

definição, devem ser claras e precisas.

Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição,

multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os

manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por

exemplo, gravar um evento.

Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo:

“Chupar uma bala”.

· Pegar a bala

· Retirar o papel

· Chupar a bala

· Jogar o papel no lixo

“Somar dois números quaisquer”.

· Escreva o primeiro número no retângulo A

· Escreva o segundo número no retângulo B

· Some o número do retângulo A com número do retângulo B e coloque o resultado no

retângulo C

1.5 Programas

Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de

computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras) e que são interpretados e

executados por uma máquina, no caso um computador. Notem que dada esta interpretação

rigorosa, um programa é por natureza muito específico e rígido em relação aos algoritmos da vida

real.

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1.6 EXERCÍCIOS

1) Crie uma seqüência lógica para tomar banho:

2) Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número

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