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Logica De Programação

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Por:   •  14/9/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

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Lógica de Programação

Para entender os tipos primitivos, voltemos nossa atenção para um conceito muito importante: a Informação.

Informação é a matéria-prima que faz com que seja necessária, a existência dos computadores, pois eles são capazes de manipular e armazenar um grande volume de dados com a alta performance, liberandos o homem para outras tarefas nas quais seu conhecimento, é indispensável. Devemos observar que existe uma tênue diferença entre dado e informação. Por exemplo, ao citarmos uma data, como 21 de setembro, estamos apresentando um dado, ao dizermos que esse é o dia da árvore, estamos agregando valor ao dado data, apresentando uma informação.

Aproximando-nos da maneira pela qual o computador manipula as informações, vamos dividi-las em quatro tipos primitivos, que serrão os tipos básicos que usaremos na construção de algoritmos.

Inteiro: toda e qualquer informação numérica que pertença conjunto dos números inteiros relativos (negativa, nula ou positiva).

Exemplos:

• Ele tem 15 irmãos.

• Meu vizinho comprou 2 carros novos.

Real: Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números reais (negativa, nula ou positiva).

Exemplos:

• Ela tem 1,73 metros de altura.

• Meu saldo bancário é de R$3500,00

CONSTANTES

Entendemos que um dado é constante quando não sofre nenhuma variação no decorrer do tempo, ou seja, seu valor é constante desde o início até o fim da execução de algoritmo, assim com é constante para execuções diferentes no tempo.

Para diferenciar os dados constantes de tipo caracter dos outros tipos, usaremos aspas duplas (“”) para delimitá-los.

Convencionaremos que as informações do tipo lógico poderão assumir um dos seguintes valores constantes verdade (V) ou falsidade (F).

Exemplos:

S, “Não Fume”, 2527, - 0,58v

Carater: Toda e qualquer informação

Composta de um conjunto de carateres alfa numérico: numéricos (0...9), alfabéticos (A...Z, a...z) e especiais (por exemplo, #,?,!,@).

Exemplos:

• Constara na prova: “Use somente caneta!”

• O nome do vencedor é Felisberto Laranjeira.

Lógico: toda e qualquer informação que pode assumir apenas duas situações (biestável).

Exemplo:

• A porta deve estar aberta ou fechada.

• A lâmpada pode estar acesa ou apagada.

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