Logica De Programação
Pesquisas Acadêmicas: Logica De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniel1ottoni • 22/9/2014 • 260 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
TEXTO I: "Rivais dignos dos príncipes, os soberanos pontífices, os cardeais e os bispos... Hoje... os bispos apenas se preocupam em apascentar-se a si próprios, deixam o cuidado do rebanho a Cristo... esquecem que a palavra bispo significa trabalho, vigilância, solicitude. Servem-se apenas de tais qualidades quando pretendem recolher dinheiro..."
(Erasmo de Rotterdam apud MELLO, p. 45)
TEXTO II: "Tese 2. O papa não quer, nem pode, perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por sua própria vontade..."
(Lutero apud MELLO, p. 54)
TEXTO III: "Tese 21. Erram, pois, os pregadores das indulgências que dizem que, pelas indulgências do papa, o homem fica livre de toda a pena e fica salvo."
(Idem)
TEXTO IV: "O trabalhador é o que mais se assemelha a Deus... Um homem que não quer trabalhar não deve comer... O pobre é suspeito de preguiça, o que constitui uma injúria a Deus."
(Calvino apud MELLO, p. 52)
A análise dos textos e os conhecimentos sobre a Reforma permitem concluir:
a) O movimento luterano questionou a força moral de Jesus Cristo e o seu poder de conceder a salvação aos cristãos.
b) A Igreja Católica, no século XVI, foi contestada pelo caráter comercial que atribuiu às relações entre Deus e os fiéis.
c) Os "pregadores das indulgências" mencionados na tese luterana contribuíram decisivamente para o aumento do poder real, pois atribuíam aos reis a indicação definitiva dos que deveriam ser salvos para o reino da glória.
d) Erasmo de Rotterdam, quando afirmou que os bispos "deixam o cuidado do rebanho a Cristo", demonstrava a preocupação dos dignitários da Igreja com a vida material e espiritual das camadas populares, no século XVI.
...