Logica De Programação
Casos: Logica De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosabreus • 13/9/2013 • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 678 Visualizações
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Definição de Lógica
O uso corriqueiro da palavra lógica está normalmente
relacionado à coerência e à racionalidade. Frequentemente
se associa lógica apenas à matemática, não se percebendo
sua aplicabilidade e sua relação com as demais ciências.
Podemos relacionar a lógica com a correção do
pensamento, pois uma de suas preocupações é determinar
quais operações são válidas e quais não são, fazendo
análises das formas e leis do pensamento. Com arte ou
técnica, ela nos ensina a usar corretamente as leis do
pensamento.
Poderíamos dizer também que a lógica é a "arte de bem
pensar", que é a "ciência das formas do pensamento". Visto
que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio, a
lógica estuda a "correção do raciocínio". Podemos ainda
dizer que a lógica tem em vista a "ordem da razão". Isso dá
a entender que a nossa razão pode funcionar
desordenadamente. Por isso, a lógica estuda e ensina a
colocar "ordem no pensamento".
Definição de Lógica de Programação
Significa o uso correto das leis do pensamento, da
"ordem da razão" e de processos de raciocínio e
simbolização formais na programação de computadores,
objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas
que cooperem para a produção de soluções logicamente
válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os
problemas que se deseja programar.
O raciocínio é algo abstrato, intangível. Os seres
humanos têm capacidade de expressá-lo através da palavra
falada ou escrita, que por sua vez se baseia em um
determinado idioma, que segue uma série de padrões
(gramática). Um mesmo raciocínio pode ser expresso em
qualquer um dos inúmeros idiomas existentes, mas continuará
representando o mesmo raciocínio, usando apenas outra
convenção.
Algo similar ocorre com a Lógica de Programação, que
pode ser concebida pela mente treinada e pode ser
representada em qualquer uma das inúmeras linguagens de
programação existentes. Essas, por sua vez, são muito
atreladas a uma grande diversidade de detalhes
computacionais, que pouco têm a ver com o raciocínio
original. Para escapar dessa torre de babel e, ao mesmo
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tempo, representar mais fielmente o raciocínio da lógica de
programação, utilizamos os algoritmos.
Algoritmos
O objetivo principal do estudo da lógica de
programação é a construção de algoritmos coerentes e
válidos. Mas o que é um algoritmo?
Um algoritmo pode ser definido como uma sequencia de
passos que visam a atingir um objetivo bem definido.
Na medida em que precisamos especificar uma sequencia
de passos, é necessário utilizar ordem, ou seja, "pensar
com ordem", portanto precisamos utilizar lógica.
Apesar do nome pouco usual, algoritmos são comuns em
nosso cotidiano, como, por exemplo, uma receita de bolo.
Nela está descrita uma série de ingredientes necessários e
uma sequencia de diversos passos (ações) que devem ser
fielmente cumpridos para que se consiga fazer o alimento
desejado, conforme se espera antes do início das atividades
(objetivo bem definido).
Quando elaboramos um algoritmo, devemos especificar
ações claras e precisas, que a partir de um estado inicial,
após um período de tempo finito, produzam um estado final
previsível e bem definido. Isso significa que o algoritmo
fixa um padrão de comportamento a ser seguido, uma norma de
execução a ser trilhada, com vistas a alcançar, como
resultado final, a solução de um problema, garantindo que
sempre que executado, sob as mesmas condições, produza o
mesmo resultado.
Tipos de Dados
Tipo primitivo: São tipos de dados predefinidos pela
linguagem e correspondem a dados mais simples ou escalares.
Os tipos primitivos utilizados por um computador são
numéricos (inteiros ou reais), caracteres e lógicos.
Tipo de Dado Inteiro: São caracterizados como tipos
inteiros os dados numéricos positivos ou negativos,
excluindo-se destes qualquer número fracionário (números do
tipo real). Em
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