Logistica
Por: jcssilva • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.400 Palavras (6 Páginas) • 228 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
TAUBATÉ
ENGENHARIA CIVIL
Logística de Transporte
Armazenagem
Professor Kleber de Camargo e Castro
Taubaté
2015
SUMÁRIO
1 - Introdução
2 - Razões Para Armazenagem
3 - Funções da Armazenagem
4 - Atividades em um Armazém
5 - Objetivos do Planejamento de Operações de Armazenagem
6 - Políticas de Armazenagem
7 - Estrutura de Armazenagem
8 - Equipamentos de Movimentação
9 -Sistema Transportadores
10 - Unitização de Cargas
11 - Conclusão
12 - Referências
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1 Funções da Armazenagem - Fonte Prof.ª Aparecida aula logística
Figura 2 Empilhamento sobre o piso – Fonte Prof.ª Aparecida aula logística
Figura 3 Porta paletes - Fonte Profª Aparecida aula logística
Figura 4 Empilhadeira Frontal - Fonte Profª Aparecida aula logística
Figura 5 Empilhadeira lateral - Fonte Profª Aparecida aula logística
Figura 6 Transelevador tipo miniloade - Fonte Profª Aparecida aula logística
Figura 7 Tipo Rolete Fonte Profª Aparecida aula logística
Figura 8 Tipo Correa - Fonte Profª Aparecida aula logística
1 - Introdução
A distribuição física de produtos constitui-se em permanente desafio logístico. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica. É parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos (LACERDA, 2000).
Atualmente, esta definição tem passado por transformações profundas, envolvendo serviços que vão muito além da tradicional estocagem de curto e médio prazo. As empresas procuram cada vez mais agilizar o fluxo de materiais, comprimindo o tempo entre o recebimento e a entrega dos pedidos, para reduzir os investimentos em estoque. Neste ambiente, o papel da armazenagem está voltado para prover capacidade de resposta rápida e muitos dos serviços executados visam justamente reduzir as necessidades de estoque. Acompanhando esse cenário, o mercado está migrando para a centralização de estoque, facilitando a entrega direta e contínua em cada ponto de venda.
2 - Razões Para Armazenagem
Podemos definir as razões para armazenagem como econômicas e de serviços:
Econômicas - economias advindas de operações de consolidações e desmembramentos, de transporte, de produção, desconto nas quantidades adquiridas e nas taxas de transportes, e também, economias devidas a redução dos níveis de risco e de estoques por adiamento (posteponement) das operações de finalização do produto de serviços.
De serviços – manter a origem da oferta cobrir diferenças de tempo e espaço entre produtos e consumidores atender a oscilações no mercado (exemplo: competição), dar suporte a políticas de nível de serviço (entrega em 48 horas).
3 - Funções da Armazenagem
A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado. Podemos observar o processo na figura a seguir.
[pic 1]
Figura 1 Funções da Armazenagem - Fonte Prof.ª Aparecida aula logística
4 - Atividades em um Armazém
Recebimento do material, descarregamento (inspeção e separação), movimentação, segurança, picking (a separação dos produtos é feita automática pela máquina), consolidação (quebra e mistura de cargas), unitização ou paletização, expedição, resolução de problema de documentação, carregamento.
E ainda podem ser feitos a embalgem, montagem de kit´s, operações industriais de montagem, controle de temperatura e umidade.
5 - Objetivos do Planejamento de Operações de Armazenagem
Dimensionar instalações e áreas de forma eficaz e minimizando os custos operacionais de armazenagem mantendo o nível de serviço desejado, e também, especificar equipamentos e sistemas no contexto planejado.
Maximizar a utilização efetiva do espaço, otimizar os fluxos físicos e de informações provendo flexibilidade.
6 - Políticas de Armazenagem
Resultam do TRADE-OFF de custos Espaço x Movimentação.
Aleatória - Itens são armazenados em posições aleatórias resultando em menores custos de espaços pela compactação, porém, em maiores custos pela movimentação.
Dedicada – Itens são armazenados em posições pré-definidas, resultando em maiores custos de espaço, porém, menor custo de movimentação (itens de maior trânsitos são alocados próximo às entradas ou saídas).
...