Mapeamento do Geóide do Município de Salvador
Por: eboliveira • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.667 Palavras (15 Páginas) • 115 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................4
2 OBJETIVO.................................................................................................5
3 JUSTIFICATIVA.........................................................................................6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................7
4.1 DEFINIÇÕES BÁSICAS..........................................................................7
4.1.1 IBGE E MAPEGEO2015......................................................................8
4.1.2 INTERPOLADORES.............................................................................9
5 ÁREA DE ESTUDO..................................................................................11
6 METODOLOGIA.......................................................................................12
6.1 AQUISIÇÃO DE DADOS........................................................................12
6.2 TRATAMENTO DOS DADOS................................................................15
6.2.1 MALHA DE PONTOS CRIADA NO SOFTWARE QGIS 2.14.15 E DADOS INSERIDOS NO MAPGEO2015..................................................................15
7. RESULTADOS........................................................................................16
7.1 DADOS PROCESSADOS DA MALHA DE PONTOS............................16
7.2 PROCESSAMENTO DOS DADOS IBGE/CONDER..............................20
7.3 COMPARAÇÃO ENTRE RN COM GPS IBGE/CONDER INTERPOLADOR IDW E MODELO GEOIDAL MAPGEO2015.........................................................23
8 PROPOSTA TÉCNICA DE TRABALHO MAPA GEIODAL.....................24
9 CONCLUSÃO...........................................................................................26
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................27
11 ANEXO 01: NORTEAMENTO DE QUESTÕES......................................28
- INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia foi possível à criação da técnica de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema Global de Navegação por Satélite), com esse sistema é possível determinar a altitude geométrica (h), porém a mesma não esta relacionada ao geóide, e sim ao elipsóide. Com essa altura não é possível à realização de obras de engenharia porque o seu significado é apenas matemático devido à simplificação nos cálculos do elipsóide. Deste modo, é imprescindível saber a diferença entre o elipsóide e o geóide, ou seja, a ondulação geoidal (N), logo com a ondulação será possível encontrar a altitude ortométrica (ou normal) através da seguinte relação matemática: , essa sim pode ser empregada em projetos de engenharia devido ao significado físico. [pic 9]
Desta forma, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, através da Coordenação de Geodésia – CGED, e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP vêm trabalhando em conjunto nas últimas décadas, visando determinar um modelo geoidal para o Brasil, para torna-lo cada vez mais preciso para aplicações nas áreas de mapeamento e engenharia. É com este objetivo que o MAPGEO2015, assim como as versões anteriores, MAPGEO92, MAPGEO2004, foram concebidos. (MAPGEO, 2017a)
- OBJETIVO
Obter a ondulação geoidal da cidade (Salvador – Bahia) utilizando-se as diferentes técnicas propostas pelo MAPGEO2015, bem como através das RN do IBGE e da CONDER, e também analisando os métodos de interpolação TIN e IDW, além da elaboração de uma proposta técnica para obtenção de um mapa geoidal mais preciso da cidade.
- JUSTIFICATIVA
A importância esta no fato de que com esse relatório será possível verificar diferentes formas de se obter a ondulação geoidal a mesma pode ser obtida tanto pelo MAPGEO2015 como através do GNSS/RN com a relação matemática já descrita na introdução. Além de apresentar uma proposta técnica de como proceder para obtenção de um modelo de ondulação geoidal. Além de este relatório ser um elemento norteador para o entendimento de conceitos práticos da disciplina Geodésia Física.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- DEFINIÇÕES BÁSICAS
Para o entendimento claro deste relatório é preciso ter o conhecimento de três superfícies básicas da geodésia: superfície topográfica da Terra, elipsóide de referência e geóide.
Superfície topográfica da Terra é a superfície onde são realizadas as operações geodésicas é uma superfície que se encontra entre as massas sólidas ou fluidas e a atmosfera, além de ser irregular e incapaz de ser representada por uma simples relação matemática.
Elipsóide de referência: Modelo matemático simplificado da superfície terrestre com o objetivo de realizar operações geométricas sobre a superfície física no uso da Geodésia Geométrica.
Geóide é a superfície equipotencial do campo da gravidade terrestre que mais se aproxima do nível médio dos mares não perturbados. Sendo que o geóide encontra-se no interior da crosta terrestre.
...