Matlab e Scilab Diferenças Básicas
Por: Jheison Graeff • 30/4/2021 • Trabalho acadêmico • 571 Palavras (3 Páginas) • 527 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONOPOLIS
CURSO DE ENGENHARIA MECANICA
JHEISON DURVAL DE SOUZA
RGA: 201322631002
COMPARAÇÃO DOS SOFTWARES MATLAB E SCILAB
APLICAÇÕES, VANTAGES E DESVANTAGENS
A utilização de computadores vem sendo mais presentes nos dias atuais, devido ao seu bom desempenho e praticidade em diversas áreas e aplicações. Particularmente os computadores estão cada dia mais presentes com softwares de alta qualidade nos cursos de engenharia, como por exemplo o Scilab e Matlab ambos utilizados na realização de cálculos numéricos, são ferramentas que podem ser de grande ajuda para um profissional da engenharia e este trabalho tem como objetivo fazer uma comparação desses dois softwares.
Para criar um programa que possa ser executado pelo Scilab ou pelo Matlab, pensa-se em uma sequência de passos que o computador deve seguir para solucionar o problema ou efetuar cálculos desejados, criar estruturas, gráficos e várias outras aplicações ou seja um algoritmo.
O Matlab (Matrix Laboratory) foi desenvolvido no fim dos anos 1970 por Cleve Moler, é um software interativo de alta qualidade, utilizado para cálculos numéricos, onde é possível realizar construções de gráficos, processamento de cálculos, sinais matemáticos complexos, calculo com matrizes, analise numérica que possibilita a utilização do software em projetos que necessitam de resultados precisos, processamento de imagens, aquisição de dados, ajuste de curvas e as soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente diferente de programações tradicionais. Além de conter seus pacotes que servem como base para o usuário e outras ferramentas que fornecem funcionalidades em diversas áreas da engenharia.
Esta ferramenta tem como defeito o seu custo ser muito alto e com ferramentas incluídas com custos a parte, o que torna inviável para algumas empresas e instituições de ensino, oque dificulta a aquisição deste software onde os recursos são poucos. E assim ocorre a motivação de pelo meio acadêmico a utilização de softwares livres que podem ser utilizados sem restrições como por exemplo os softwares de cálculo numérico Scilab.
O Scilab é um software para cálculo numérico desenvolvido a partir de 1990 por pesquisadores da França. Este software é distribuído gratuitamente pela internet (http://www.scilab.org), o qual possibilita o acesso de bibliotecas voltada para a engenharia, controle e processamento de sinais, expandir números de funções adicionando-se a bibliotecas disponíveis na internet, criação de programas numéricos, inclui um grande numero de bibliotecas que englobam funções 2D, 3D e animação, integração numérica, álgebra linear, interpolação e também uma biblioteca GUIbuilder que possibilita a criação de interface para o programa final.
Este software atende a muitas necessidades dos cursos de matemática e de seus alunos, porem o Matlab, tem suas razões para ser pago, ele é mais conhecido nas áreas de matemática e engenharia, por ser mais eficiente, abrangente e ter recursos para cálculos mais avançados. O Scilab ele pode não ser conveniente em empresas de engenharia por ser mais básico.
Podemos concluir que cada software tem seu lugar, apesar de suas grandes semelhanças. O Scilab possui um uso mais acadêmico, voltado para o aprendizado em cursos de graduação, já o Matlab é mais abrangente, é mais conveniente seu uso em empresas.
...