Matrizes - Resumo - Anton Rorres
Por: Silas Samuel • 13/9/2016 • Exam • 463 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
A produção científica, a lógica e a confiabilidade
A lógica é, mais do que tudo, um estilo de pensamento. Se analisarmos a lógica de uma maneira global vemos que ela é, também, a base das ciências. Logo, seu conceito está emaranhado com a etimologia de filosofia, da razão e do curioso, uma vez que embasam a ciência. E por haver uma correlação intima das raízes da origem do que cerca a lógica e a filosofia, voltemos a discutir sobre o pensamento, especificamente, o lógico. Esse seria um sinônimo para obviedade e senso comum? Hoje, vê-se que o instrumento de pensar logicamente se traduz, em forma única, no atingir o raio do cotidiano e do palpável com observações que são perceptíveis a todos. Não só no dia-a-dia, mas como nas produções científicas corriqueiras é facilmente observável que a objetivação e o sentido de produzir estão perdendo seus significados.
Convém-se que a lógica se torna uma ferramenta essencial para enxergar os problemas encarados na vivência, e, da mesma forma, que a ciência é um instrumento poderoso para resolução ou adaptação das atividades humanas e o modelamento do seu pensamento inserido num contexto geográfico universal. Muito embora que seja importante verificar e relatar acontecimentos que todos conseguem abstrair, a realização dessas verificações com maior frequência e como competição acadêmica talvez tenha modificado a estrutura-padrão de se produzir ciência. Essa estrutura-padrão obtida durante as fundamentações em estudos de filosofia da ciência, indicava que a ciência deveria ter integridade e inovação, na medida do possível, construídos sobre bases concretas de conhecimento.
E é sobre essas bases é que aqui está o questionamento. Será que a casa que o colegiado científico está construindo está embasado em pensamento lógico? E quais seriam os déficits em não se estruturar sob pensamento crítico e analítico? A confiabilidade. Assim como, em assentamentos edificados sobre locais de instabilidade de solo existem desmoronamentos, a ciência produzida por “pontos de pesquisa e produtividade” tende a decair e se fraturar por falta de sustentação de metodologias científicas que realmente transformem a realidade em dados informações e, posteriormente, em conhecimento útil a humanidade.
Útil a humanidade, talvez seja realmente o significado que procuramos para a lógica. Lógica deveria ser sinônimo de coesão e coerência. Coesão porque necessita-se de algo concreto em que se apoiar, o exato. Já a coerência, precisa-se, pois, sem entendermos o que estamos produzindo tem-se ciência por ciência e não ciência pela humanidade.
Portanto, numa análise sintética e com base em questionamento podemos perceber que a lógica é uma importante ferramenta da mente humana que deve ser utilizada com cuidado e delicadeza, já que a mesma pode nos habituar a busca de identificação e soluções de problemas por sua dimensão aparente de pensamento.
...