TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS FUNDAMENTAIS – DECAT MEDIDORES DE NÍVEL

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

                UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO[pic 1]

ESCOLA DE MINAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E

TÉCNICAS FUNDAMENTAIS – DECAT

MEDIDORES DE NÍVEL


MEDIDORES DE NÍVEL

Trabalho para a disciplina Metrologia e Instrumentação do curso de Engenharia Mecânica, na Universidade Federal de Ouro Preto.

 

SUMÁRIO

1        OBJETIVO        

2        RESUMO        

3        INTRODUÇÃO        

4        MEDIDOR DE NÍVEL TIPO BORBULHADOR        

4.1        Aplicações Industriais:        

4.2        Vantagens e Desvantagens:        

5        MANÔMETRO TUBO EM U        

5.1        Princípio de funcionamento        

5.2        Vantagens e Desvantagens        

6        CONCLUSÃO        

7        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        


  1. OBJETIVO

O objetivo principal deste trabalho é apresentar os diferentes tipos de medição de nível, dependendo é claro da necessidade e do tipo de nível que se quer controlar. Aqui vamos explorar a medição de nível indireta e mais especificamente sobre o “Tubo em U” e o “Borbulhador”.


  1. RESUMO

Este trabalho apresenta um breve resumo teórico sobre os medidores de nível indiretos tubo em U e borbulhador. Apresentando o seu funcionamento, utilização e algumas curiosidades como as vantagens e desvantagens de se trabalhar com cada medidor.

Palavras-chave: Trabalho de Metrologia e Instrumentação. Medidores de nível. Tubo em U e Borbulhador.

        


  1. INTRODUÇÃO

A instrumentação, em engenharia, é associada ao estudo teórico e prático dos instrumentos e seus princípios científicos, utilizados para monitorar de forma contínua ou discreta o comportamento de variáveis de controle que de alguma forma venham interessar ao homem nas diversas áreas do conhecimento humano aplicado, ou seja, não apenas nos processos produtivos industriais.

Existem instrumentos para monitorar variáveis como pressão, temperatura, vazão e níveis.

Medir a variável nível em processos industriais é quantificar referenciais por meio de monitoramento e controle de volumes de estocagem em tanques ou recipientes de armazenamento.

A medição de nível, embora tenha conceituação simples, requer artifícios e técnicas apuradas. O nível é uma variável importante na indústria, não somente para a operação do próprio processo, mas também para fins de cálculo de custo e de inventário.

Na indústria se requer medições tanto de nível de líquidos como de sólidos. Normalmente a grandeza nível é definida como a altura de uma coluna líquida ou de sólidos em pó ou grãos, dentro de um recipiente fechado. Logo, o objetivo de um equipamento de medição de nível é fazê-lo de modo preciso, confiável e seguro.

Através da medição de nível nas industrias torna-se possível avaliar o volume estocado de materiais em tanques de armazenamento, fazer o balanço de materiais de processos contínuos onde existam volumes líquidos ou sólidos de acumulação temporária, reações, mistura, etc., fazer a segurança e o controle de alguns processos onde o nível do produto não pode ultrapassar determinados limites.

A medição de nível pode ser direta, que se faz pela observação visual direta, através da comparação com uma escala graduada, ou indireta, que se faz para determinar o nível em função de uma segunda variável.

Neste trabalho vamos tratar de alguns instrumentos de medição de nível indireta.

  1. MEDIDOR DE NÍVEL TIPO BORBULHADOR

É um instrumento de medição de nível em tanques abertos ou fechados, onde um tubo é inserido no recipiente. Uma das pontas é submersa no líquido cujo nível deseja-se medir e através da ponta superior é fornecido ar ou gás inerte permanentemente.

[pic 2]

[pic 3]

Trata-se de um tubo mergulhado no líquido do qual se pretende medir o nível. O sistema é alimentado com um suprimento de ar ou gás e é necessária uma pressão de ar igual à coluna líquida existente no vaso, para que o ar vença esse obstáculo e consiga escapar pela extremidade inferior do tubo.

Para esse tipo de medição é necessário saber se a pressão exercida pela coluna de líquido está sendo vencida ou não, e isto se torna possível com o escape de bolhas de ar pela ponta imersa do tubo. Uma coluna de líquido maior requer maior pressão de ar para que haja expulsão de bolhas de ar e para colunas menores, pressões menores de ar.

No outro braço da tubulação é instalado um manômetro que indicará o valor da pressão devido ao peso da coluna liquida. Quando o nível do líquido sobe ou desce a pressão interna do tubo aumenta ou diminui respectivamente acompanhando o nível, esta variação de pressão é sentida pelo instrumento receptor.

[pic 4]

[pic 5]

O método do borbulhamento tal como descrito não é indicado para vasos sob pressão, visto que uma variação na pressão do vaso irá afetar a leitura, somando-se à coluna de líquido. Os borbulhadores não são recomendados também, quando o ar ou gás possa contaminar ou alterar as características do produto. O ar utilizado deve ser o ar de instrumentos, seco e isento de óleo, ou qualquer gás inerte. O líquido não deve conter sólidos em suspensão e sua densidade deve manter sempre constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (352.3 Kb)   docx (730.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com