Metodologia da Pesquisa: Senso Comum
Por: Danilo Kinley • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 817 Visualizações
AP – II - Estudamos, na unidade II, quatro diferentes tipos de conhecimento: senso comum, teológico, filosófico e científico.
A sua tarefa nesta atividade de aprofundamento é explicar, dando um exemplo, como cada um desses tipos de conhecimento está presente em seu dia-a-dia. Mas lembre-se, quanto mais próximo o exemplo for da sua realidade, melhor.
O seu texto deve ter, no máximo, dez linhas.
1 – Senso Comum:
Senso Comum é um conhecimento que se adquiri com o passar do tempo desde criança, muitas destas informações são passadas de gerações para gerações e não precisa de conclusões científicas, ou seja, são experiência do dia-dia.
Exemplo:
Quando está com o intestino preso e alguém diz que mamão é bom para ajudar o intestino, o que é que que muitas pessoas fazem? Comem mamão e espera pelo resultado.
2 – Teológico:
Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, ou seja, é baseado exclusivamente na fé humana.
Exemplos:
São os textos sagrados, tais como a Bíblia e o Alcorão.
3 – Filosófico:
Se baseia no filosofar. A filosofia abre a mente para o conhecimento da verdade de forma em geral, podemos dizer que o conhecimento é o distintivo principal do ser humano, são virtude e método central de análise e intervenção da realidade.
Exemplo:
Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença no universo, O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem? A máquina substituirá totalmente o homem?
4 – Científico:
Resultado de uma investigação, um conhecimento obtido de forma racional, explica o porquê da quilo.
Exemplo:
Descobrir uma vacina que evite uma doença, pois a descoberta é feita através de um método racional onde foi feito vários testes na qual depende de verificação médica, busca e aplica as leis é explicativo e analítico.
...