TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA: SENSO COMUM E A MÍDIA

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  2.104 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia

Senso Comum e a Mídia

O senso comum é o conhecimento das coisas que é passado de geração em geração, o que diz a respeito de costumes, hábitos e tradições, ou seja, é o conhecimento que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano, como por exemplo: futebol, religião e política não se discutem, ou também, passar de baixo de uma escada da azar, esses exemplos como outros também surgem no meio familiar, como por exemplo, a receita da vovó que diz que chá de camomila acalma, pois sem saber que foi comprovada cientificamente a pessoa acaba bebendo, porque a credibilidade da informação nesse caso o da vovó é confiável. Embora, o senso comum seja mutável e varia de acordo com o país, a sociedade e a região, a mídia, seja em que local for através da credibilidade da informação que está inserida no senso comum do cidadão que os meios de comunicação em massa são uma fonte confiável, exerce uma grande influência sobre a opinião pública, principalmente sobre o assunto relacionado sobre o da Segurança Pública.

Percebe-se que os meios de comunicação em massa influenciam o senso comum a respeito de muita coisa, inclusive sobre o assunto relacionado sobre o da segurança Pública. Nesse sentido, os programas de telejornais tem uma enorme influência no cotidiano, na segurança e nos aspectos comportamentais da sociedade. Nesse cenário, a mídia ajuda a ampliar consideravelmente a sensação de insegurança, criminalidade e a violência, pois em qualquer meio de comunicação existem programas que mostram como praticar algum tipo de crime e até mesmo revela as técnicas e a capacidade operacional das policias. Dessa maneira, surgem fatos de que como a mídia influência no imaginário da população na produção do senso comum sobre a Segurança Pública, como por exemplo: um noticiário de que um policial foi preso por corrupção, passa no imaginário do público de que todos os policiais são corruptos, e esquece que em qualquer profissão tem sempre aqueles que trabalham erradamente.

Assim, o papel dos meios de comunicação em massa impressa, televisiva ou radiofônica, influencia na produção do senso comum sobre a Segurança Pública. Além disso, a sociedade deixa de acreditar na policia. Dessa forma, a participação da mídia pode, paradoxalmente, contribuir tanto para uma ampliação das discussões relacionadas às questões da segurança pública, quanto também pode fomentar a criação de estereótipos, ratificar preconceitos e consolidar sensos comuns já presentes no imaginário da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com