TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Construção de Ponte de Concreto Armado

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

M E M O R I A L   D E S C R I T I V O

OBRA: Construção de Ponte de Concreto Armado – Dimensões 12,00x6,00x3,00m.

LOCAL:

PROPONENTE: Prefeitura Municipal de Marinópolis/SP                          A=72,00 m².

  1. Serviços Técnicos e Preliminares:

Direção técnica da Obra: A empresa construtora terá de ter um engenheiro e um mestre de obras para administrar todos os serviços, e apresentar projeto estrutural, de acordo com o projeto de formas do edital da Prefeitura, antes do início das obras, para aprovação prévia pela Prefeitura e Defesa Civil, impreterivelmente.

Demolição, Limpeza e Desvio: Será efetuada a demolição da ponte de concreto armado antiga, de dimensões (x,xx x x,xx) m, cuja estrutura está condenada, e posteriormente será feita a limpeza do local. A execução do desvio e a passagem provisória de madeira, ficarão à critério da Prefeitura Municipal e serão executados pela Prefeitura Municipal, e após a conclusão da obra, será retirada pela Prefeitura Municipal.

Canteiro: Será colocado um container tipo depósito de área mínima 13,80 m², e um banheiro químico de área 1,0 m².

Locação da Obra:  Será demarcado utilizando Teodolito, com a ponte implantada fazendo 90º com o córrego, no eixo da estrada e obedecendo as dimensões e nivelamento do projeto de formas da Prefeitura.

Placa da obra: Será colocada no início das obras, uma placa de obra no modelo oficial do Governo do Estado de São Paulo, lay-out fornecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Escavação mecânica: Serão abertas valas nas cabeceiras às margens do córrego, no local de implantação da ponte, cortando o barranco num talude de 45º na largura de 14,00 m e extensão de 7,00 m, com corte de 3,00m e afastamento de material, formando uma base regular suficiente para assentar a ponte com suas alas, com profundidade média de 3,00 m utilizando escavadeira hidráulica, pá carregadeira e caminhões basculantes; esta abertura será executada nos dois extremos do córrego.

  1. Infra Estrutura :

 

Estaqueamento: Será executado estaqueamento fazendo-se cravamento com bate estacas na cota de -3,00m (nível das cabeceiras) de 24 estacas pré moldadas de concreto, seção 17x17cm, com capacidade de 20 t cada, de comprimento unitário de 8,00m, do relatório de sondagem, nas duas cabeceiras da ponte, para receber a carga de toda a estrutura que descarrega na fundação, que por sua vez é composta de blocos e vigas baldrames.

        Escavação manual: Serão abertas valas manualmente, para execução dos blocos de fundação e das vigas baldrames, com regularização da base, para depois implantar a fundação.

Blocos de Fundação/Vigas Baldrames: Serão executados 4 blocos de fundação de 1,40x 1,00x 0,70m para receber carga dos pilares laterais, vigas baldrames de 0,20m x 0,70m sob as alas e cortinas e  8 blocos de 1,60x0,70x0,20m no centro da portes. As vigas e blocos da fundação descarregarão no estaqueamento, que descarregarão no solo. As estruturas serão em concreto armado em FCK 25 Mpa e aço CA-50 com formas de madeira comum.

03) Meso Estrutura:

Alas Laterais, Cortinas e Pilares: Alas e cortinas terão 20 cm de espessura, 4 pilares de seção 40 x 70cm nas extremidades das alas, ambas no concreto armado Fck 25 Mpa, Aço CA 50 e forma de madeira comum. As alas descarregam na viga baldrame e blocos da extremidade, as cortinas descarregam nos blocos principais, as quais transmitem os esforços para o estaqueamento.

 Encontros: Para receber as quatro vigas longarinas de concreto, haverão 8 pilares de 40 x 40 cm  apoios de neoprene fretado na parte superior, pilares em concreto armado com Aço CA 50 e concreto Fck 25 Mpa com forma de madeira comum. Estas estruturas descarregarão nos blocos principais de fundação os quais transmitirão a carga para o estaqueamento.

  1.  Super Estrutura:

 Longarinas, Transversinas e Laje da Ponte: Após concluído os encontros será executado a superestrutura da ponte com 4 vigas longarinas de 70x40cm (viga T) e 1 vigas transversinas de 30x70 cm (viga T), com laje de tabuleiro de 20 cm de espessura e dimensão de 11,5000x6,00 m, toda estrutura será em concreto armado 25 MPa e Aço CA-50 com forma de madeira comum, e cimbramento de formas com pontaletes de eucalipto apoiados em toras com pranchões e travados com sarrafos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com