Motivação Para Qualidade
Monografias: Motivação Para Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fransandi1 • 20/10/2014 • 2.383 Palavras (10 Páginas) • 258 Visualizações
MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE:
UTILIZANDO AS CERTIFICAÇÕES ISO COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar a relação entre qualidade e motivação, demonstrando como as certificações ISO podem ser um fator motivacional dentro das organizações, já que, diante de tantas desordens, mudanças e incertezas que caracterizam as o contexto organizacional atual, o que resta é o desafio do crescimento e as empresas precisam estar conscientes de que a competitividade requer produtividade com qualidade, o que não significa apenas investir em tecnologias, mas também nas pessoas que trabalham na organização.
Palavras-chave: motivação, qualidade, produtividade, organização, certificações.
1 INTRODUÇÃO
Mediante uma sociedade globalizada em que as organizações estão cada vez mais voltadas para as transformações e melhorias, a motivação dos colaboradores tem sido um tema bastante abordado. As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e mudanças constantes, surgindo a necessidade de se buscar soluções para aumentar a eficácia e sobreviver ao mercado cada vez mais competitivo. A motivação no ambiente de trabalho pode se apresentar como um fator para o melhoramento do desempenho dos funcionários e consequentemente da organização.
Hoje, cada vez mais forte, para se introduzir a motivação que as organizações almejam, é necessário e de grande importância o investimento nos seus funcionários, pois o termo motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento.
A motivação tem sido diretamente relacionada a produtividade e a qualidade pois fica claro que pessoas desmotivadas realizam suas tarefas com pensamento voltado para os problemas alheios a organização. Já o funcionário satisfeito estará sempre motivado, aumentando sua produtividade e integrando-se com os objetivos e valores organizacionais.
2 MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE
A motivação para o trabalho, segundo Maximiano (1995), pode ser entendida como: “Expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa.”.
A motivação dentro da organização pode ter ligação direta com o objetivo de uma maior participação das pessoas no planejamento e execução da qualidade, já que diz respeito à uma disposição de realizar uma tarefa de forma bem feita, ou seja , dizer que uma pessoa está motivada significa que nela existe um desejo de realizar de forma positiva uma determinada tarefa.
Motivação é um conceito teórico não observável e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outro. (JURAN, 2002).
É importante ressaltar que o ser humano traz consigo sentimentos e ambições, cria expectativas, envolve-se, busca o crescimento dentro daquilo que desenvolve e realiza, então, é preciso deixar de lado a idéia de que o homem trabalha tão somente para a obtenção do salário, negando seus sentimentos, que não se frustra com a falta de crescimento, que não se aborrece com o total descaso dos seus superiores que apenas lhe cobram a tarefa e não o orientam para a real situação da empresa, que lhe negam o acesso às informações, que o tratam apenas como uma extensão no processo de produção. É necessário que as organizações saibam que cada vez que um funcionário entra na empresa, está entrando para se conectar as metas da organização e trazendo consigo as metas pessoais, com direito a todos os sonhos de auto-estima e auto-realização.
Os processos da área de qualidade são baseados em técnicas e métodos, porém são aplicados através das pessoas, são elas que buscam aravés dessas técnicas a solução e o resultado. Partindo desse princípio é que se estabelece a relação entre a motivação e a qualidade.
A busca pela motivação dos colaboradores, gestores e até mesmo dos parceiros visa contribuir com a implantação do processo de qualidade, e ainda, como essa qualidade contínua poder gerar motivação no ambiente no qual ela é estabelecida, observando os aspectos que beneficiem o atendimento do ser humano dentro da organização
2.1 Formas de motivação no ambiente de trabalho
As organizações que desejam implantar um processo de mudança com êxito devem, desde o início apresentar o porquê do projeto. É preciso responder todas as perguntas acerca do que significará a mudança para cada indivíduo e dessa forma fica claro que a comunicação é um pilar base para a motivação dentro das organizações. (SOUZA, 2004).
Dessa mesma forma, para motivar os colaboradores para as certificações ISO, as pessoas precisam obter todas as respostas de suas dúvidas, principalmente sobre o que isso significará para cada uma delas. Do contrário, dedicarão tempo e energia apenas a preocupações e boatos que nada acrescentam a um processo de mudança.
Pode-se resumir, que uma organização que busca o comprometimento e a motivação dos seus colaboradores deve ser flexível, humana e ao mesmo ágil para atender o mercado cada vez mais rápido.
Segundo Bergamini (1996), a organização deve perceber os seguintes itens:
1. A necessidade humana de sentido: nenhuma ação é efetiva se não fizer sentido para quem a executa.
2. A necessidade de um mínimo de fiscalização: que seja normalmente aceita e assumida por todos sem necessidade de controle exacerbado ou pressão.
3. A necessidade de reforço positivo: fazer os funcionários sentirem-se importantes e vencedores em algum sentido.
4. O grau em que as atitudes e crenças moldam o indivíduo, e não o inverso: é preciso observar como as crenças e formas do pensamento veem moldando hábitos e comportamentos, para compreendê-los e, aí sim, propor mudanças.
5. Criar as condições para a mudança: sem imposições, pois se o indivíduo não muda, a organização também não muda.
6. A noção de que a organização, principalmente a bem sucedida, constitui um universo peculiar próprio: uma cultura.
7. A noção de uma via de evolução planejada, mas imprevisível.
...