Motores Lineares
Ensaios: Motores Lineares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rc1030 • 3/9/2014 • 377 Palavras (2 Páginas) • 601 Visualizações
Conceito
1. Motores elétricos lineares são máquinas elétricas que convertem energia elétrica em energia mecânica com movimento de translação sem o auxílio de dispositivos de adaptação de movimentos.
2. O conceito tem mais de 150 anos. Primeira proposta patenteada em 1841 por Wheatstone. Primeiro Motor Linear de Indução foi patenteado em 1890.
Definição
1. Motores lineares podem ser definidos como transdutores que transformam sinais elétricos em movimentos de translação. São projetados para executar movimento linear diretamente, sem a necessidade de acoplamentos mecânicos. Um motor linear pode ser mais bem descrito como um motor rotativo tradicional que é aberto e realiza um movimento em linha.
Definição
1. Ao contrário dos motores rotativos, onde os parâmetros de referência são velocidade angular e torque, nos motores lineares as componentes do movimento são referenciadas como força e velocidade de translação. A força atua ao longo do deslocamento da componente estacionária, a qual é denominada de estator ou padrão, enquanto que o elemento móvel é referenciado como translator ou cursor
Princípio de funcionamento do MLI
1. O princípio de funcionamento do motor linear baseia-se no deslocamento de um campo magnético que induz correntes numa peça condutora. Da interação desse campo com estas correntes resulta o aparecimento de uma força no sentido de propagação do campo. Se o elemento gerador do campo se encontrar fixo no espaço será a peça condutora a deslocar-se. Inversamente, se a peça condutora se encontrar bloqueada, será o elemento gerador do campo a deslocar-se. Isto significa que podemos ter um motor linear com diferentes elementos a deslocar-se, ou desloca-se o elemento gerador de campo ou desloca-se a chapa rotórica.
Motor linear a partir de um motor rotativo
Aplicações típicas:
1. inspeção e teste de semicondutores;
2. manipulação de materiais compósitos;
3. dobramento de arames;
4. produção de placas de circuitos impresso;
5. mesas X-Y;
6. posicionamentos em múltiplos estágios;
7. manipuladores e movimentadores (pick and place);
8. montagens automáticas;
9. máquinas-ferramentas CNC;
10. máquinas de gravação;
11. máquinas de corte a laser;
12. equipamentos de armazenagem, etc..
13. projetos de desenvolvimento na área transportes
Maquina de corte
Exemplos de Experimentos
As vantagens no emprego de motores lineares
1. alta velocidade e aceleração;
2. operação suave e alta precisão de posicionamento;
3. alta
...