Métodos e Técnicas em Ergonomia
Por: Bruna Cavalcanti • 15/11/2015 • Resenha • 964 Palavras (4 Páginas) • 702 Visualizações
MÉTODOS E TÉCNICAS EM ERGONOMIA
A ergonomia é baseada no sistema homem-máquina-ambiente, ou seja, governado pelas ciências naturais e sociais, e esse sistema é caracterizado pelos seus componentes, relações e evoluções.
As influências entre o sistema são divididas em subsistemas que são o homem, a máquina e o ambiente, onde eles estarão ligados trocando informações entre si.
Otimização e Subotimização
Matematicamente solucionar um problema é a maximização ou minimização dos objetivos do mesmo.
As subotimizações são soluções de um problema são consideradas um pouco abaixo do conceito ótimo e podem ser observadas constantemente no sistema.
O Projeto de Pesquisa
Projeto de pesquisa é preparado para seguir uma ordem ao realizar uma pesquisa.
Para realizar um projeto é fundamental que se tenha objetivos (o que se pretende pesquisar) a ser seguidos. Possa ser que haja, ao longo da pesquisa, a mudança desses objetivos. Outro fator que se deve considerar é a escolha do local onde os experimentos serão feitos.
Na ergonomia deverá ter como base os resultados de pesquisas anteriores, e essas pesquisas servem como base para analisar a metodologia adotada, os equipamentos, sujeitos, as análises e conclusões.
Elaboração da Pesquisa
Os projetos de pesquisas são feitos de acordo com os objetivos, justificativa, metodologia, equipe, cronograma e orçamento.
Escolha dos métodos e técnicas é feita através do foco principal da pesquisa. Ainda se faz necessário estabelecer variáveis que estarão ligadas direta e indiretamente. Essas variáveis são determinadas de dependentes (analisam os resultados obtidos) e independentes (verificam o desempenho do sistema).
Existem técnicas de verificar se as variáveis independentes estão influenciando o sistema que são o grupo de controle; o uso do placebo; controle das condições experimentais; atitudes e expectativas; instruções; motivação; fatores sociais.
Definição da Amostra
Em ergonomia as amostras são seres humanos, e existem obstáculos em encontrar pessoas semelhantes. Os sujeitos da pesquisa são escolhidos através de características físicas; características psicossociais; instrução e experiências.
As amostragens podem ser casual, aleatória, estratificada e proporcional estratificada.
Coleta dos Dados Experimentais
Considerando que na Ergonomia as amostras são seres humanos percebe-se dificuldades para a coleta de dados e medição. Com isso as medidas são de modo objetivo (feito através de instrumentos) e subjetivo (analisadas de acordo com o sujeito).
Análise Ergonômica do Trabalho
De acordo com Itiro O objetivo da análise ergonômica do trabalho (AET) é o de, com o auxílio dos conhecimentos ergonômicos, “(...) analisar, diagnosticar e corrigir uma situação real de trabalho.”
QUESTÕES
1. Conceitue sistema. Dê exemplo.
R. Sistema é um conjunto de elementos que se interagem entre si com um objetivo comum e evoluem no tempo. Exemplo o sistema nervoso do corpo humano.
2. Por que o conjunto de soluções sub-ótimas não é ótima para o sistema?
R. Pois oferece condições que o sistema é impossibilitado de utilizar.
3. Como se define o objetivo da pesquisa?
R. Antes de iniciar uma pesquisa é fundamental se definir o seu objetivo, aquilo que se deseja fazer ou conhecer, e esse objetivo é definido de acordo com a área da pesquisa, podendo ser ampliado ou não.
...