Novo padrão de plugues e tomadas brasileiras
Resenha: Novo padrão de plugues e tomadas brasileiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davidnoaudio • 7/10/2013 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
NBR 14136 - Novo padrão de plugues e tomadas brasileiras
Brasil adota [strong]novo padrão de plugues e tomadas[/strong] visando maior segurança para a população
A norma [strong]NBR 14136[/strong] - [strong]Plugues e Tomadas[/strong] para uso doméstico e análogo até 20A/ 250V em corrente alternada – Padronização, desenvolvida no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, em vigor desde a década de 90 (última revisão em 2002), representa o consenso do segmento sobre o padrão de [strong]plugues e tomadas[/strong] a ser usado no país, levando-se em conta a experiência acumulada pelos vários atores que compõem esse fórum. Com a Lei 9933/1999, coube ao Inmetro, como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), a regulamentação de [strong]plugues e tomadas[/strong], considerando as normas elaboradas pela ABNT.
1) Por que o Brasil precisa de um padrão?
Hoje, no Brasil, existem mais de dez modelos de [strong]plugues[/strong] diferentes e quantidade semelhante de tomadas, gerando uma situação de risco de [strong]choque elétrico[/strong] ao usuário (conforme ilustrado na figura abaixo) e de sobrecarga na [strong]instalação elétrica[/strong] (conexão de aparelhos projetados para tensões e correntes diferentes da tomada) e [strong]desperdício de energia[/strong], através da dissipação de calor (uso de adaptadores inadequados para conectar muitos equipamentos em uma única [strong]tomada[/strong]). O padrão é sinônimo de segurança.
2) Quais são as vantagens do padrão?
Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada (talhada em seis faces), os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos. Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia.
...