O CONCEITO DE DERIVADA E REGRAS DE DERIVAÇÃO
Por: Lenilson Cunha Pereira • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI
ENGENHARIA ELÉTRICA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
CÁLCULO II
Niterói, RJ.
2015
Atividade Prática Supervisionada
Unidade: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI.
Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA
Turma: B2
Disciplina: CÁLCULO II
Aula-tema: CONCEITO DE DERIVADA E REGRAS DE DERIVAÇÃO.
RA | NOME | |
8859399895 | DANIEL HUR A. SILVA | |
Professora:
Niterói, RJ.
2015
Atividade Prática Supervisionada
Trabalho desenvolvido na disciplina Cálculo II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Prática Supervisionada, sob a orientação da professora d.
Niterói, RJ.
2015
Crescimento de uma Empresa de Projetos de Instalações.
O trabalho tem como referência uma empresa de engenharia, Cemope Consultoria e Projetos de Engenharia LTDA, com atividades voltadas para projetos de instalações prediais de diversas disciplinas e tipologias de edificações, mas com ênfase em principalmente em instalações elétricas de alta e baixa tensão.
A solicitação dos dados para composição do trabalho foi feito à gerente administrativa da empresa a qual não quis mencionar valores dos projetos, apenas números de produção de que foram dadas em plantas por projetos. Os dados fornecidos foram do período de janeiro de 2009 até dezembro de 2013. Que atende as premissas para elaboração das atividades que são de 05 (cinco) anos.
O crescimento de uma empresa que desenvolve projetos de engenharia está diretamente ligado ao mercado da construção, de forma a tal que em momentos de crescimento e de crise, as empresas sempre acompanham a tendência de mercado, que normalmente fica oscilando entre números de projetos. Apenas as empresas que possuem grandes contratos com serviço público e contratos de exclusividade com as grandes privadas, estas sim sobrevivem a toda esta tempestade do mercado.
1 - Introdução
Os projetos de instalações, normalmente são os gargalos das obras nas edificações. As principais preocupações de projetos, normalmente são de Arquitetura, Estrutura e Decoração. Sempre depois destes concluídos é que as incorporadoras ou construtoras procuram contratar os projetos de instalações.
Atualmente, o cenário das contratações de projetos está mudando em função do elevado número de incidentes e acidentes envolvendo edifícios com elevada concentração de pessoas, os quais sempre estão envolvendo situações onde não houve uma análise ou desenvolvimento de um projeto de instalações, seja qual for à disciplina envolvida.
Os projetos possuem uma importância muito grande para o desenvolvimento e cronograma de entrega de uma obra, pois sendo executado nas etapas corretas, o mesmo pode auxiliar na redução do custo final da obra, sendo importantes para as fases:
▪ Orçamento dos materiais e equipamentos;
▪ Custo da mão de obra para execução das instalações;
▪ Definição dos carregamentos e furos estruturais;
▪ Solução para execução de materiais de acabamento;
▪ Ligações prediais abastecimento e energia;
▪ Aplicação de fontes alternativas de energia e renováveis;
2 – Levantamento de dados da empresa.
As informações passadas pela empresa foram em quantitativo de plantas geradas para cada disciplina de projeto produzido mensalmente, no período do ano de 2009, até o ano 2013.
Figura 1 – Levantamento de dados do Ano de 2009.
[pic 1]
Fonte: – Cemope Consultoria.
Figura 2 – Levantamento de dados do Ano de 2010.
[pic 2]
Fonte: – Cemope Consultoria.
Figura 3 – Levantamento de dados do Ano de 2011.
[pic 3]
Fonte: – Cemope Consultoria.
Figura 4 – Levantamento de dados do Ano de 2012.
[pic 4]
Fonte: – Cemope Consultoria.
Figura 5 – Levantamento de dados do Ano de 2013.
[pic 5]
Fonte: – Cemope Consultoria.
3 – Gráficos de crescimento mensal.
Os gráficos indicados abaixo demonstram as variações quantitativas de plantas produzidas pela empresa.
Figura 6 – Gráfico de crescimento do Ano de 2009.
[pic 6]
Fonte: – Autores.
O gráfico do ano de 2009 demonstra que houve uma oscilação para todos os projetos, tendo um início médio, no segundo e terceiro trimestre tendo um crescimento e uma pequena queda na produção no último mês do ano.
Figura 7 – Gráfico de crescimento do Ano de 2010.
[pic 7]
Fonte: – Autores.
O gráfico do ano de 2010 demonstra uma estabilidade para todos os projetos, tendo um início médio, até o final do terceiro trimestre e tendo um uma pequena queda na produção no último mês do ano.
...