TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Calculo de Produtividade

Por:   •  30/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Calculo de capacidade Produtiva

Resumo

Este artigo visa mostrar como o cálculo de capacidade produtiva tem grande importância dentro de segmento empresarial, mostrando uma base de conceitos sobre os tipos de capacidade, qual a função de cada uma e se grau de importância em matéria de conhecimento, e também como o auxílio de indicadores de produção ajudam muito na hora de mostrar esses resultados de capacidade produtiva.

Introdução

Capacidade à quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo. há muitos fatores dos quais depende a capacidade de uma unidade produtiva. se quisermos aumentar a capacidade da unidade, deveremos alterar pelo menos um dos fatores determinantes dessa capacidade. Alguns deles não impõe grandes dificuldades para isso, enquanto que outros dependem de mudanças mais custosas ou que tomam tempo ou ambas as coisas simultaneamente. Por exemplo um departamento de montagem de uma empresa possui 10 empregados, cada qual trabalhando 8 horas diárias, realizando a montagem de um componente à razão de 20 montagens por hora e por empregado, a capacidade do departamento, expressa em número de montagens do componente por dia, será: 10 empregados x 8 horas/dia x 30 montagens/ hora/ empregado = 2400 montagens/ dia.

Tipos de capacidade

Capacidade Instalada

É a capacidade máxima que uma unidade produtora pode produzir se trabalhar ininterruptamente, sem que seja considerada nenhuma perda. Simplificando, é a produção que poderia ser obtida em uma unidade fabril trabalhando 24 horas por dia, todos os dias da semana e todos os dias do mês, sem necessidade de parada, de manutenções, sem perdas por dificuldades de programação, falta de material ou outros motivos que são comuns em uma unidade produtiva.

Capacidade Disponível

É a quantidade máxima que uma unidade produtiva pode produzir durante a jornada de trabalho disponível, sem levar em consideração qualquer tipo de perda. A capacidade disponível, via de regra, é considerada em função da jornada de trabalho que a empresa adota.

Capacidade Efetiva

A capacidade efetiva representa a capacidade disponível subtraindo-se as perdas planejadas desta capacidade. A capacidade efetiva não pode exceder a capacidade disponível, isto seria o mesmo que programar uma carga de máquina por um tempo superior ao disponível.

Grau de utilização

É representada em forma percentual, para mostrar quando uma unidade produtiva esta utilizando sua capacidade disponível

                           [pic 1][pic 2]

Temos também a capacidade realizada que é obtida subtraindo-se as perdas não planejadas da capacidade efetiva, podemos dizer que é a capacidade liquida. Dessa maneira podemos medir o índice de eficiência de uma máquina, ou de um processo.

                                       [pic 3][pic 4]

Um ótimo indicador para medir a eficiência éOEE (Overall Equipment Effectiveness) foi introduzido por Seiichi Nakajima, um dos pais da TPM (Total Productive Maintenance), como uma medida fundamental para se avaliar a performance de um equipamento, sendo usado como um dos componentes fundamentais da metodologia do TPM.Com a expansão da manufatura enxuta (lean manufacturing) o OEE passou a ser largamente usado pelas empresas que adoraram esta filosofia de produção e ficou popular, sendo utilizado até por empresas que ainda não adotaram a produção enxuta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (69.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com