O Congelamento E Resfriamento Para Conservação De Alimentos
Por: Joao Gabriel Santos Assuncao • 29/5/2023 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 68 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
JOÃO GABRIEL SANTOS ASSUNÇÃO
CONGELAMENTO E RESFRIAMENTO PARA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
ILHÉUS – BAHIA
2023
JOÃO GABRIEL SANTOS ASSUNÇÃO
CONGELAMENTO E RESFRIAMENTO PARA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Relatório da atividade 1 da disciplina CET 971 – SISTEMAS FRIGORÍFICOS, ministrada pela Profa. Jeane Batista de Carvalho, como parte dos critérios de avaliação.
ILHÉUS – BAHIA
2023
- INTRODUÇÃO
A conservação de alimentos por meio da retirada de calor é uma das formas mais populares de conservação utilizada no cotidiano das pessoas. As principais maneiras de proteger material orgânico da ação do tempo são o resfriamento e o congelamento. A refrigeração é, segundo Lino e Lino (2014, p. 2) “o abaixamento da temperatura de um produto visando manter a qualidade pela diminuição das velocidades das reações de deterioração que possam ocorrer no mesmo”, enquanto o congelamento ocorre com a formação de gelo em temperaturas ainda mais baixas.
Os desafios enfrentados para conservar diferentes tipos de alimentos no mesmo ambiente exigem que a faixa de temperatura de resfriamento e de congelamento sejam previamente conhecidas. Dessa maneira, a partir de experimentos empíricos foram construídas tabelas onde tais informações imprescindíveis foram sendo catalogadas.
- OBJETIVO
O objetivo da presente atividade é resfriar uma laranja até o ponto conhecido de sua conservação e eventual congelamento.
- METODOLOGIA
Inicialmente, foram medias as dimensões laranja utilizando uma balança de alimentos, logo após isso os diâmetros maior e menor da fruta foram medidos com um paquímetro. Para inserção do termômetro digital foi feito um furo no centro da laranja com uma profundidade igual a medida do raio.
- Especificações da laranja:
Diâmetro maior | 7.7cm |
Diâmetro menor | 7cm |
Diâmetro médio | 7.35cm |
Massa | 162g |
[pic 1]
Figura 1: Massa da laranja.
[pic 2]
Figura 2: Temperatura inicial.
Após o procedimento de medida das especificações da laranja, a fruta foi colocada no compartimento de refrigeração da geladeira doméstica, foi definido um intervalo de medida de 40 minutos para registrar a temperatura da laranja durante o resfriamento. Definiu-se também que após 3 medições de temperatura, onde o valor observado fosse maior que o valor tabelado, com o mesmo valor o resfriamento seria encerrado e a fruta seria levada ao congelador para iniciar a verificação de seu congelamento. Durante o congelamento o mesmo intervalo de 40 minutos foi utilizado para verificar a temperatura do alimento e o processo foi encerrado quando a temperatura atingida no experimento de congelamento atingiu a temperatura de congelamento tabelada. Os valores tabelados utilizados foram obtidos a partir do catalogo da empresa Tectermica.
Temperatura de resfriamento | 1,2°C a 0° C |
Temperatura de congelamento | -2,23°C |
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após obter os dados experimentais de temperatura durante o processo de resfriamento e congelamento foram construídos dois gráficos para visualização da curva de ambos os eventos.
[pic 3]
Figura 3: Gráfico de resfriamento.
[pic 4]
Figura 4:Gráfico de congelamento.
Pode-se observar que no resfriamento a geladeira não conseguiu atingir o valo esperado para conservação do alimento, a temperatura e velocidade do ar quem influenciam fortemente na transferência de calor da laranja para o meio não foram suficientes para levar a laranja até os 1,2°C esperados. Enquanto no congelamento o objetivo foi atingido, já que no congelador a temperatura do ar experimenta uma queda de mais de 20°C.
Após a finalização dos experimentos práticos foram feitos cálculos, com base nos conhecimentos teóricos vistos em sala de aula durante o curso, para comparar o desenrolar dos eventos de resfriamento e congelamento teóricos com o que foi observado na prática.
De acordo com os valores encontrados na tabela da Tectermica, temos que:
Calor volumétrico latente de solidificação: L = [pic 5]
Condutividade térmica da laranja: [pic 6]
Temperatura do congelador = [pic 7]
Para iniciar os cálculos teóricos foi necessário calcular inicialmente o número de Reynolds:
...