O DEPTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Por: pamella gadelha • 4/7/2022 • Trabalho acadêmico • 928 Palavras (4 Páginas) • 67 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
O.P.2
Prática 1:
Extração Líquido-Líquido
Equipe 3:
João Vitor da Silva Menezes - 472728
Pamella Cristina Gadelha Freitas - 470800
Paulo Victor Tavares Damasceno - 470635
Vitoria Sales Farias - 473625
Resumo
O trabalho objetiva a explicação da extração líquido-líquido, na qual são utilizados o açúcar tido como o soluto, o óleo como diluente e a água sendo o solvente da reação. Após a execução dos experimentos em diversas concentrações, foi necessário esperar a decantação da reação, onde a água extrai o açúcar que estava em conjunto do óleo, e a partir dessa água se obtém a medida em ºBrix para a determinação da concentração de açúcar. Com essa medida já obtida, é possível o desenvolvimento do diagrama ternário para avaliar a eficiência da extração nas diferentes concentrações.
Introdução
“Extração-líquido-líquido ( ou extração por solvente) refere-se a uma operação na qual dois componentes de uma mistura líquida são separados pelo contato com um solvente insolúvel o qual dissolverá preferencialmente um ou mais componentes.”(USP,disciplinas).A prática vem trazer a aplicação da operação de extração líquido-líquido que tem como objetivo obter o brix da solução preparada de água,açúcar e óleo. A ação de separação das fases acontece pela diferença de solubilidade dos componentes.
Nessa operação, a parte extraída é denominada de alimentação, o líquido residual tirado do soluto se chama refinado, já o solvente rico em produto é o extrato.A escolha do solvente é uma etapa importante no processo é necessário observar: densidade, seletividade, recuperabilidade e coeficientes de distribuição.
“Para representar sistemas ternários recorre-se à geometria dos prismas de base triangular onde às ordenadas se faz corresponder a temperatura ou a pressão e à base (um triângulo equilátero) se associa a composição dos componentes em fracção molar (ou percentagens molares) (x1, x2 e x3) ou fracções (e percentagens ponderais) (w1, w2 e w3)(FCTUC)”.Após obter os resultados, o equilíbrio líquido-líquido é representado pelo diagrama ternário no qual é possível observar fase imiscível, miscível , extrato e refinado, e como isso também o comportamento do sorvete e se ele é eficaz para extração.
Material e Procedimentos
Os materiais utilizados durante os experimentos foram:
- Água destilada;
- Óleo;
- Açúcar;
- Béquer;
- Funil de Separação;
- Balança;
- Refratômetro;
- Pipeta;
- Espátula.
Com os materiais em mãos, deu-se início aos experimentos.
Para iniciar, a equipe ficou designada a fazer os experimentos com 3 diferentes concentrações, sendo elas:
Ensaio | Quant. Óleo (g) | Quant. Água (g) | Quant. Açúcar (g) |
3 | 46 | 51 | 3 |
5 | 45 | 50 | 5 |
7 | 38 | 55 | 7 |
Com as medidas decididas, foram pesadas em balança analítica para se obter mais precisão nos resultados de cada um dos itens, na qual, utilizou-se 9 béqueres para armazená-los.
Após as medições devidamente feitas, cada béquer contendo açúcar foi posto no determinado e correspondente béquer de óleo.
Com a mistura feita, foi utilizado uma espátula com o fito de friccionar o açúcar no óleo e tentar a deixar a mistura mais homogênea possível.
Simultaneamente, foi adicionado corante azul nos béqueres contendo água, para fazer uma diferenciação de cores e a visualização da decantação ser mais ampla.
Logo em seguida, com a ajuda da espátula, adicionou-se em 3 funis de separação enumerados correspondentemente as misturas de óleo+açúcar, e depois a água colorida de tom azul.
Então, tampou-se os funis devidamente para não haver vazamento dos líquidos contidos neles, e foram feitos balanços braçais de 5 séries de 30 segundos cronometrados, objetivando uma melhor mistura dos líquidos para que a extração ocorra devidamente.
Após as séries de balanços braçais, esperou-se os funis decantarem e separarem, por cerca de 15 minutos.
Com os líquidos já separados dentro dos funis, foi possível fazer uma visualização de diferentes cores contidas, significando que houve a extração.
A partir disso, foram retiradas dos funis as amostras de água+açúcar obtidas e levadas ao refratôme tro. O refratômetro foi utilizado após a devida limpeza com água destilada e dois tipos de papéis para a secagem. E com a ajuda de pipetas, foram colocadas as soluções no refratômetro e feitas as medidas em ºBrix.
Já com os resultados obtidos, foi possível ser feito a determinação das diferentes concentrações de açúcar. E por fim, com os dados encontrados, foi feito o diagrama ternário onde mostra os resultados do processo.
Resultados e Discussão
Transcorrido o tempo para que a decantação acontecesse, com a ajuda de pipetas, foram colocadas as soluções no refratômetro e feitas as medidas em °Brix.
Determinação da concentração de açúcar
Soluto= (Água + Açúcar) x Brix/ 100
Ensaio 3:
(50,82+2,98)x 3,2/100=1,72
Ensaio 5:
...