O ENGENHARIA MULTIDISCIPLINAR
Por: Luana Roberta • 6/1/2023 • Artigo • 2.127 Palavras (9 Páginas) • 71 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
São Luís
2018
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 10
6 CRONOGRAMA DE PROJETO DE MONOGRAFIA 11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
As construções da civilização ocidental na área de lajes, mostrou que o homem precisou de milhares de anos para ocupar espaços em piso acima do solo. Nessa época de 1240 a.C., usava-se somente dos materiais que a natureza lhe oferecia, como exemplo a madeira e a pedra, usando como teto ou estrados de piso.
A construção civil é um elemento da cultura geral dos povos e sempre progride sempre em graus maiores. Esse progresso se confirma por meio de desenvolvimento de técnicas construtivas que alcançam segurança e economia. É comum nos pavimentos de edifícios a utilização de vãos cada vez maiores e na maioria dos casos são empregados paredes de alvenaria diretamente sobre lajes. Atualmente, no Brasil este tipo de laje é utilizado praticamente por todos os setores da sociedade.
As lajes pré-moldadas fazem parte de elementos construtivos de algumas obras, tipos de habitações e de interesse social, pois esse sistema estrutural, formado por vigotas e elementos de enchimento pré-fabricados, é um sistema que serve de forma para a capa de concreto que é moldada, além de ser um sistema de fácil montagem.
As lajes formadas por vigotas pré-moldadas foram espalhados no Brasil por inúmeras empresas produtoras, muitas delas sem capacitação técnica suficiente para projetar, produzir os elementos e prestar assistência aos construtores. Na maioria das vezes esse fato compromete a segurança da estrutura, causando problemas estruturais observados em obras, como exemplo: flechas, fissuras, infiltrações e, em alguns casos compromete a obra inteira.
O PROBLEMA
As lajes pré-moldadas estão sendo amplamente utilizadas nas edificações. Em contrapartida, existem poucas informações técnicas a respeito do comportamento dessas lajes, como por exemplo: a distribuição do carregamento da laje nas vigas, no quesito de reações de apoio, o comportamento da continuidade entre painéis, as fissuras que ocorrem próximo as aos apoios e na direção longitudinal acompanhando a interface da vigota e o elemento de enchimento. Essas dúvidas relevam o desenvolvimento de estudos de um melhor atendimento do seu comportamento estrutural. Considerando-se a relevância do tema abordado por este trabalho, onde tem como problema de pesquisa: Como as empresas da área da construção civil, administram suas obras de estrutura de lajes pré-moldadas, afim de obterem bons resultados e segurança estrutural?
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
- Discutir sobre as lajes pré-moldadas e sua estrutura mediante esforços.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Descrever os elementos que constituem as lajes pré-moldadas;
- Discutir sobre a redistribuição de esforços das lajes e desempenho estrutural;
- Apontar sobre a segurança estrutural e suas verificações.
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho é importante seu estudo, pois nos edifícios, as lajes são responsável por elevada parcela do consumo de concreto. Então torna-se oportuno o estudo dos critérios de escolha dos tipos de laje a serem empregados nos edifícios, tendo em vista a obtenção de soluções tecnicamente corretas e econômicas.
Durante a análise ou dimensionamento de pavimentos, tem-se o cálculo dos esforços atuantes nos elementos (lajes, vigas, pilares). Sendo fundamental para a determinação e disposição das armaduras e também o controle da fissuração. Geralmente a análise é realizada pelo procedimento tradicional, calculando-se as lajes como elementos independentes e, depois, efetuando-se o cálculo das vigas e dos pilares.
Tem relevância a pesquisa desse trabalho, pois contribui na avaliação da continuidade estrutural relativa aos momentos nos apoios destas lajes, e existem pouco trabalhos de pesquisa sobre as lajes formadas por nervuras pré-moldadas. E tal trabalho, contribui para um melhor planejamento do projeto e do processo construtivo de maneira segura e eficiente.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As lajes pré-moldadas são constituídas por uma parte pré-moldado de concreto armado (vigotas), um determinado elemento de enchimento como bloco cerâmico ou poliestireno expandido e uma capa de concreto moldada no local. Tal tipo de laje é um determinado elemento estrutural usado em todas as regiões do país, já que as vigotas e os elementos de enchimento, por serem pré fabricadas, são de fácil montagem e servem de forma para a capa de concreto moldada no local da obra (ARAGÃO, 2007).
A pré-moldagem é caracterizada como processo de construção da obra, onde parte dela é moldada fora de seu local de utilização definitivo. Geralmente a pré-moldagem está associada a outros dois termos: a pré-fabricação e a industrialização da construção. A industrialização da construção é o emprego, de forma racional e mecanizada, de materiais, meios de transporte e técnicas construtivas, para se conseguir uma maior produtividade (DIÓGENE, 2010).
O projeto e execução de estruturar de concreto pré-moldado faz distinção entre elemento pré-fabricado e elemento pré-moldado diferente da apresentada anteriormente. Essa diferenciação é feita com base no controle de qualidade da execução do elemento. Elemento pré-fabricado é aquele que executado industrialmente, mesmo em instalações momentâneas em canteiro de obra, sob condições rigorosas de controle de qualidade (DIÓGENE, 2010).
...