O Engenheiro Civil
Por: Vinicius Andre • 18/8/2022 • Trabalho acadêmico • 2.011 Palavras (9 Páginas) • 208 Visualizações
Dimensionamento de sistema de captação de chuva e de reuso de águas cinza [1]
Autor: Vinicius André C. Borralho[2]
Orientador: Airton Maciel [3]
SINOPSE DO CASE
Desde os primórdios da civilização, o homem estabeleceu maneiras de se instalar em determinados locais, onde situavam-se sempre perto de lagoas ou rios devido às suas necessidades de se utilizar a água como fonte de sobrevivência. O fator decisivo que fazia com que esses grupos ou civilizações se estabelecessem no loca era a possibilidade de estes desenvolverem a agricultura.
Os Maias, um dos povos mais desenvolvidos de seu tempo, foram verdadeiros engenheiros hidráulicos, o que lhes permitia irrigar uma extensa área cultivada. Pesquisadores descobriram recentemente que os maias desenvolveram canais de água pressurizada, antes mesmo da chegada do povo europeu. Estes utilizavam a combinação da força da gravidade com o estreitamento dos aquedutos, afim de conseguir uma mudança na pressão da água.
Além dos Maias, os Romanos também desenvolveram técnicas de engenharia hidráulica, as quais eram destinadas a irrigação de campos agrícolas. Tais técnicas também foram aplicadas à construção e manutenção de aquedutos, afim de fornecer água, drenar o esgoto urbano e promover as necessidades dos cidadãos em termos de água.
Atualmente, tais técnicas são consideradas ultrapassadas, havendo a substituição de aquedutos por tubulações, por uma maior facilidade de instalação e manuseio do mesmo. No início da fabricação das tubulações, os materiais utilizados faziam com que o tubo se tornasse mais denso. No entanto com o avanço tecnológico houve uma melhoria dos mesmos, garantindo uma maior eficiência no transporte da água.
Na cidade de São Luís do Maranhão, por exemplo, o abastecimento ocorre por meio do sistema ITALUIS, o qual transporta a água do rio Itapecuru para a população da cidade. Tal sistema é composto por tubulações de meia polegada e diâmetro 1.440mm. Em virtude do desgaste desta tubulação, o sistema ITALUIS vem passando por uma melhoria, na qual consiste na implantação de uma nova tubulação, mais resistente.
Para propor as soluções requeridas pelo professor é necessário que nós possuamos conhecimentos prévios sobre hidrostática e hidrodinâmica básica assim como conhecer os critérios elencados na norma NBR5626 para dimensionamento de sistemas de abastecimento de água em prédios e residências. As soluções têm que estarem embasadas nestes assuntos. Como sucesso final deste trabalho, iremos fazer um relatório técnico-científico apresentando os conceitos básicos aplicados na nossa solução e justificando as soluções.
2.IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
Com o avanço de das técnicas utilizadas na construção hidráulica dos prédios, seguindo a NRB 5626, foram abordadas as seguintes questões:
- Quais são os objetivos principais da norma NBR 5626;
- Quais as relações diretas e indiretas dos assuntos de hidrostática e hidrodinâmica com a norma NBR 5626;
- Qual é o consumo diário de água total do condomínio sem reuso de água cinza e água de chuva?
- Qual é o consumo diário de água total do condomínio com a implantação do projeto reuso de água cinza e água de chuva? Qual foi a % de economia de água tratada?
- Qual é o volume proposto do reservatório de água de reúso e do reservatório de captação de água de chuva?
2.1 Quais são os objetivos principais da norma NBR 5626
A norma NBR 5626 que fixa as exigências e os critérios para projetar as instalações prediais de água fria, sempre atentando as condições técnicas mínimas de higiene, economia, segurança, e conforto aos usuários. Segundo esta norma existe uma forma para se definir o tamanho certo dos reservatórios inferior e superior.
A caixa d’água tem como função principal de servir como um reservatório para dois dias de consumo, devido à preocupações que venham a surgir como falta no abastecimento de água. O reservatório inferior deve ser 3/5 e o superior 2/5 do total de consumo para este dado período, no caso de prédios deve se acrescentar cerca de 15 a 20% desse total para um eventual caso de incêndio.
2.2 Quais as relações diretas e indiretas dos assuntos de hidrostática e hidrodinâmica com a norma NBR 5626.
A hidrostática está relacionada diretamente com a norma NBR 5626, quanto à capacidade de armazenamento, dos reservatórios, assim como a pressão exercida pela massa de água e pressão atmosférica.
Relacionada a norma NBR 5626, a hidrodinâmica está relacionada devido ao nível de pressão que a caixa d’água sofre devido à altura onde se localiza e também à sua força gravitacional. Deste modo, a água irá apresentar um deslocamento no qual este terá uma velocidade aumentada.
- Qual é o consumo diário de água total do condomínio sem reuso de água cinza e água de chuva?
- 10 edifícios, com 8 andares, 2 aptos por andar, com 3 dormitórios, garagem subterrânea.
- Média de 4 pessoas por apto.
- Consumo de água nos aptos de 150L/hab/dia
- Área de jardinagem comum ao condomínio com 1000m².
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
A estimativa de consumo diário é dada pela Norma NBR-5626 através de duas tabelas aonde se encontra o consumo diário de m² da área de jardinagem.
2. Serviço público
Edifícios de escritório por ocupante efetivo (50) a (80)
Escolas, internatos per capita (150) Escolas, externatos por aluno (50) Escolas, semi-internatos por aluno (100).
Hospitais e postos de saúde por leito (250).
Hotéis com cozinha e lavanderia por hóspede (250) a (350).
Hotéis sem cozinha e lavanderia por hóspede (120).
Lavanderias por kg de roupa seca (30).
Quartéis por soldado (150) Cavalariças por cavalo (100) Restaurantes por refeição (25) Mercados por m2 de área (5)
Garagens e postos de serviços por automóvel (100).
Rega de jardins por m2 de área (1,5) Cinemas e teatros por lugar(2) Igrejas por lugar (2) Ambulatórios per capita (25) Creches per capita (50).
...