O Estágio ISO14001:2015
Por: danielasimoes • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.854 Palavras (8 Páginas) • 94 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 6
2.1 Histórico da AGC 6
2.2 Segmentos de Produtos 6
3. ORGANOGRAMA 7
4. DESENVOLVIMENTO DO TEMA 9
4.1 Definição do Plano de Ação 10
4.2 Atuação no Plano de Ação Definido junto às Áreas Responsáveis 12
4.3 Realização de Auditoria Interna 12
4.4 Tratativa dos Pontos de Auditoria Interna 12
4.5 Acompanhamento da Auditoria Externa realizada pelo Organismo Certificador 13
4.6 Resultados da Auditoria 15
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
INTRODUÇÃO
Este relatório visa descrever o processo de estágio realizado na empresa AGC Vidros do Brasil, no intuito de desenvolver um projeto para transição da Certificação da empresa da Norma ISO 14001:2004 para a Norma ISO14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental – Requisitos.
O projeto foi dividido em etapas, contemplando desde reuniões de alinhamento com Organismo Certificador contratado para entendimento das necessidades e prazos aplicáveis, até acompanhamento da realização da Auditoria Externa pelo Organismo com posterior tratativa dos pontos detectados: não conformidades, observações ou oportunidades de melhoria.
Cada etapa foi monitorada adequadamente, a fim de evitar atrasos nas atividades, o que poderia comprometer a data da auditoria externa, e consequentemente, os resultados obtidos.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
- Histórico da AGC
O grupo AGC é uma multinacional japonesa fundada em setembro de 1907. É líder nos segmentos de: vidros (plano, automotivo e solar), eletrônica (vidros para displays e componentes eletrônicos) e química (produção de fluoro químicos com aplicações diversas).
A AGC tem mais de 200 unidades de produção e está presente em mais de 30 países em 4 continentes, possuindo uma rede comercial global. Soma-se mais de 50 mil colaboradores em todo o grupo.
No Brasil, a AGC Vidros iniciou suas atividades em 2011, na cidade de Guaratinguetá (Estrada Municipal Dr. Jaime Eduardo Ribeiro Pereira, 500 - Jardim Vista Alegre), visando distribuir vidros planos para o mercado da construção civil (vidros para fachadas e vidros decorativos para ambientes internos), para a indústria automotiva e estabelecer uma rede comercial da divisão química.
Desde então, observa-se contínuas expansões nas unidades da AGC em Guaratinguetá (SP) e Betim (MG), com o intuito de capitalizar a forte demanda do mercado brasileiro e estabelecer uma base de manufatura eficiente, com produtos
Principais datas para a AGC Vidros do Brasil:
- Em 29 de Abril de 2011 foi anunciado o investimento em uma planta no Brasil.
- Em 04 de abril de 2013 foi produzido o primeiro vidro da área automotiva.
- Em 09 de setembro de 2013 iniciou-se a produção de vidros Float.
- Em 01 de Abril de 2019 concluiu-se a expansão da unidade de fabricação de vidros Float.
- Segmentos de Produtos
Os produtos da AGC atendem os segmentos da Indústria da Construção Civil, Decoração e Automotiva, englobando:
- Vidros planos;
- Espelhos e vidros revestidos (Coater);
- Vidros automotivos.
ORGANOGRAMA
A Figura 1 apresenta o Organograma da Área de Serviços Compartilhados da empresa, contemplando inclusive o departamento onde o estágio foi realizado: SGI – Sistema de Gestão Integrado, com coordenação do Engenheiro de Meio Ambiente e Infraestrutura.
Figura 1: Organograma da área de Serviços Compartilhados[pic 1]
Fonte: Próprio Autor
A Figura 2 apresenta o Organograma do segmento Automotivo, enquanto a Figura 3 detalha o Organograma do segmento Building.
Figura 2: Organograma do Segmento Automotivo[pic 2]
Fonte: Próprio Autor
Figura 3: Organograma do Segmento Building[pic 3]
Fonte: Próprio Autor
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
O projeto foi realizado para garantir a transição da Certificação da empresa da Norma ISO 14001:2004 para a Norma ISO14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental – Requisitos.
Apresenta-se a seguir, na Figura 4, o então certificado da empresa referente à Norma ISO14001 versão 2004.
Figura 4: Certificado da empresa na Norma ISO14001:2004
[pic 4]
Fonte: Próprio Autor
Diante de uma necessidade da empresa AGC, decidiu-se inicialmente fazer a troca do Organismo Certificador (OC) atuante, a fim de melhor atender às expectativas e realidades vigentes. Fez-se então um levantamento de possíveis Organismos Certificadores aptos a realizar o processo de Auditoria Externa para transição da Norma, bem como compilação dos custos aplicados a este processo.
...