O GÁS NATURAL FENOSA BRASIL
Por: Felipe Sereno Cinelli • 16/4/2018 • Trabalho acadêmico • 8.131 Palavras (33 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROJETOS DE OBRAS CIVIS
Anderson Sant’Ana da Silva Lemek 201510261
Bernardo Alfena de Souza 201411201
Felipe Sereno Cinelli 201410561
Igor Piassá Araújo 201411189
Lara da Cunha Cezar Guimarães 201410347
Leandro Apomplo de Paula 201410741
Rafael Pontes da Silva 201410394
CEG e CBMERJ
Vassouras
2017
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROJETOS DE OBRAS CIVIS
Anderson Sant’Ana da Silva Lemek 201510261
Bernardo Alfena de Souza 201411201
Felipe Sereno Cinelli 201410561
Igor Piassá Araújo 201411189
Lara da Cunha Cezar Guimarães 201410347
Leandro Apomplo de Paula 201410741
Rafael Pontes da Silva 201410394
CEG e CBMERJ
Trabalho ao curso de Engenharia Civil da Universidade Severino Sombra, para obtenção de nota parcial na disciplina de Projetos de Obras Civis, ministrada pela Professora Marcelle Brandão.
Vassouras
2017
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. GÁS NATURAL FENOSA BRASIL (CEG) 5
1.1. Documentos necessários para dar entrada no projeto: 5
2. CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CBMERJ) 7
2.1. Processo Simplificado 7
2.2. Laudo de exigências 9
2.2.1. Edificação Comercial 10
2.2.2. Empréstimo de Plantas pela DGST: 17
2.2.3. Loja ou Sala Comercial 19
2.2.4. Edificação Residencial Privativa Multifamiliar 28
2.2.5. 2ª Via do Laudo de Exigências 32
2.3. Certificado de Aprovação 33
2.3.1. Casas de Diversões (boates, cinemas, teatros, casas de shows e etc.) 34
CONCLUSÃO 40
REFERÊNCIAS 41
ANEXOS 42
Anexo A – Folha de Cálculo CEG Rio 43
Anexo B – Apresentação do Projeto 44
Anexo C – Requerimento do CBMERJ 45
Anexo D – Cartilha de Procedimentos adotados para chuveiros automáticos 46
INTRODUÇÃO
Para que uma obra esteja dentro dos parâmetros legais do município, estado ou federal, é necessário que o proprietário e/ou responsável técnico atendam uma série de protocolos dos órgãos públicos ou privados envolvidos na construção.
No seguinte trabalho vamos apresentar quais parâmetros seguir para se adequar as normas de dois órgãos necessários para sua obra está correta legalmente, são eles: Gás Natural Fenosa Brasil (CEG) e Corpo de Bobeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
Será exposto como dar entrada nesses órgãos, quais documentos necessários para ser liberado a licença, quais procedimentos devem ser feitos desde quando o processo se iniciar até o final do mesmo, quando for liberado o alvará.
Estes processos são de extrema importância para a regularização da sua obra, pois as licenças expedidas por eles são necessárias para está legalmente dentro dos parâmetros do município, estado ou do país.
GÁS NATURAL FENOSA BRASIL (CEG)
Atualmente as novas Construções tem seus projetos analisados de forma online através seguindo a premissa demonstrada a seguir:
Para o primeiro acesso é necessário enviar um e‐mail para o endereço eletrônico analisenaweb@gasnatural.com solicitando ao setor de Análise de Projetos de Novas Construções (APNC) a criação de usuário com login e senha. É imprescindível inserir o endereço completo e o tipo de empreendimento, para que a pasta de arquivos possa ser criada dentro do sistema. A empresa solicitante receberá todas as informações por e‐mail, junto com o termo de aceite informando os prazos e as condições de uso. O login e a senha só serão enviados para o e‐mail do solicitante e a pasta liberada para a inserção dos projetos/documentos mediante o envio do termo de aceite preenchido e assinado pelo responsável da empresa instaladora.
Após o cadastro na plataforma digital todo o material – projetos plantas ou documentos podem ser enviados através dessa plataforma e a Gás Natural Fenosa dará retorno em até três duas úteis, incluindo notificações por e-mail.
- Documentos necessários para dar entrada no projeto:
- 1 cópia da Folha de Apresentação do Projeto (Anexo).
- 2 cópias da Folha de Cálculo (Anexo).
- 1 cópia da Licença de Obras, com o assunto inicial.
- 3 cópias das plantas que constam o local e detalhe dos medidores.
- Cópia do guia de ruas, com a localização da obra (Zona Oeste).
- Cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de projeto e execução devidamente paga e aprovada pelo CREA.
Dicas importantes:
- Submeter os projetos à avaliação preliminar, para evitar incompatibilidade das instalações de gás com o projeto arquitetônico e/ou demais instalações.
- Apresentar o projeto em até 90 dias após aprovação do projeto de arquitetura ou obtenção da licença da obra.
- Utilizar empresas registradas na Ceg/ Ceg Rio, para execução do ramal interno aparente e instalações para conexão dos medidores.
- CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CBMERJ)
O CBMERJ expede dois tipos distintos de Laudos de Exigências, que são: laudo (V) e laudo (P), o primeiro é expedido quando a edificação estiver isenta de dispositivo preventivo fixo, como por exemplo: instalação de canalização preventiva, canalização de chuveiros automáticos do tipo Sprinklers, e sendo assim a confecção deste laudo ficará condicionada a vistoria ao local (por isso o chamado laudo V), o segundo caso, será quando uma edificação vier, em função do nº de pavimentos e área total construída, a requerer os dispositivos preventivos fixos, exemplificados anteriormente, cabendo para este caso, a apresentação de projeto de segurança contra incêndio e pânico, ao qual, caso aprovado, será expedido um laudo (P), pois se trata de análise de projeto. Uma vez expedido o laudo, quer seja (V) ou (P), o solicitante cumprirá todas as exigências contidas neste e após solicitará, junto ao quartel da área, o Certificado de Aprovação, o qual será concedido mediante nova vistoria, agora de verificação de cumprimento de todas as exigências contidas no laudo.
...