O Levantamento Topográfico
Por: Silvia Porto • 5/6/2017 • Relatório de pesquisa • 562 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
INTRODUÇÃO
Durante um levantamento topográfico, normalmente são determinados pontos de apoio ao levantamento (pontos planimétricos, altimétricos ou planialtimétricos), e a partir destes, são levantados os demais pontos que permitem representar a área levantada. A primeira etapa pode ser chamada de estabelecimento do apoio topográfico e a segunda de levantamento de detalhes.
NBR 13133 (ABNT 1994) define os pontos de apoio por:
- “pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência,”
[pic 1]
As poligonais levantadas em campo poderão ser fechadas, enquadradas ou abertas:
Poligonal fechada: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação de erro de fechamento angular e linear.
[pic 2]
Poligonal enquadrada: parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outro dois pontos com coordenadas conhecidas. Permite a verificação do erro de fechamento angular e linear.
[pic 3]
Poligonal aberta: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em ponto cujas coordenadas deseja-se determinar. Não é possível determinar erros de fechamento, portanto devem-se tomar todos os cuidados necessários durante o levantamento de campo para evita-los.
[pic 4]
METODOLOGIA
Equipamentos utilizados:
- Teodolito mecânico óptico;
- Prumo de centro;
- Marreta;
- Estacas de madeira;
- Trena;
- Balizas;
Instalando o teodolito sobre o tripé na estação ou ponto topográfico estipulado:
- soltar as pernas do tripé;
- soltar os parafusos do tripé, e levantá-lo a altura do peito (ou do queixo);
- travar os parafusos da perna do tripé;
- instalar o tripé sobre o ponto topográfico, nivelando o máximo possível a sua base, e com o auxílio de um fio de prumo, colocar o fio de prumo no centro do ponto topográfico;
- retirar o fio de prumo e fixar as pernas do tripé;
- retirar o aparelho da caixa e proceder a instalação do aparelho;
- fixar o teodolito na base do tripé, e fechar a caixa;
Realizando a calagem ou nivelamento da bolha do nível tubular:
- liberar o movimento horizontal do instrumento;
- centralizar a bolha atuando nos dois parafusos calantes alinhados ao nível tubular. Os parafusos devem ser girados em sentidos opostos;
- após a bolha estar centralizada, girar o equipamento em 90º;
- atuando somente no parafuso que está alinhado com o nível, centralizar a bolha;
- repetir estes procedimentos até que, ao girar o equipamento, a bolha esteja sempre no centro do nível;
- verificar através do prumo óptico, se o aparelho está realmente centrado no ponto topográfico, caso não esteja centrado, soltar a base do aparelho e “arrastá-la” até o ponto topográfico e fixa-se o aparelho;
- se girando o equipamento a bolha estiver “parada” no centro do nível de bolhas, isto quer dizer que o aparelho está nivelado, se por acaso não estiver centrado deve-se proceder o nivelamento novamente.
...