O PLANO CARTESIANO
Por: DaniloPimenta • 14/10/2018 • Seminário • 1.616 Palavras (7 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1]
AULA 02
3. Coordenadas cartesianas no plano
3.1 O PLANO CARTESIANO
Um sistema de coordenadas cartesianas no plano é feito do seguinte modo: Considere dois eixos reais X e Y perpendiculares e com a mesma origem O (vide figura 2.2). O eixo horizontal X é denominado eixo das abscissas e o eixo vertical Y, eixo das ordenadas. O plano determinado por esses eixos é chamado plano cartesiano.
Dado um ponto P qualquer do plano cartesiano, trace uma reta paralela ao eixo Y passando por P. A interseção desta reta com o eixo X é um número real x. Trace uma reta paralela ao eixo X passando por P. Esta reta intersecta o eixo Y no número real y. O par ordenado (x,y) representa as coordenadas cartesianas do ponto P e escreve-se P(x,y). A 1ª coordenada x é a abscissa do ponto P e a 2ª coordenada y é a ordenada do ponto P.
Adotando o procedimento descrito acima, cada ponto do plano cartesiano pode ser associado a um único par ordenado de números reais e, vice-versa, cada par ordenado de números reais pode ser associado a um único ponto do plano cartesiano. Pode-se, então, identificar o plano cartesiano com o conjunto ℜ2.
Y [pic 2]
y ∙ P(x,y)[pic 3][pic 4]
∙ X[pic 5]
O x
Figura 2.2: Plano cartesiano
O plano cartesiano (ou plano ℜ2) é composto por 4 regiões chamadas quadrantes. O 1º quadrante contém todos os pontos com ambas coordenadas positivas; o 2º quadrante contém todos os pontos com abscissa negativa e ordenada positiva; o 3º quadrante contém todos os pontos com ambas coordenadas negativas; e o 4º quadrante contém todos os pontos com abscissa positiva e ordenada negativa (vide figura 2.3).
Y [pic 6]
(-,+) (+,+)
∙ X[pic 7]
O
(-,-) (+,-)
...