O Princípio de Pascal
Por: Deborah Mozzer • 24/9/2019 • Relatório de pesquisa • 352 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA
Princípio de Pascal
Componentes do grupo
Deborah
Lyncon
Marcos
Raphael
Richard
Thiago
Professora
Luciana
- Objetivo
Determinar a força transferida de um êmbulo a outro em uma modalidade de prensa hidráulica.
- Introdução teórica
Uma propriedade bastante interessante de um fluido é a de transferir integralmente a força a todos os pontos do fluido quando este está submetido a pressão. Isso permite que seja possível realizar deslocamentos de fluidos e objetos sem que seja necessário a implementação de grandes esforços. Como já anunciado antes pelo matemático e físico Blaise Pascal, temos que e, portanto,. Analogamente, . O experimento a seguir irá se utilizar desse teorema.[pic 2][pic 3][pic 4]
- Metodologia
Materiais:
- Par de seringas com diâmetros diferentes;
- Pinças/garras metálicas para vidrarias;
- Par de recipientes plásticos;
- Água;
- Anilhas Metálicas;
- Paquímetro;
- Borracha para ligar as duas seringas.
- Enche-se parcialmente as duas seringas e conecta ambas ligando seus bicos à borracha. Em seguida, as seringas são suspensas pelas pinças/garras metálicas e colados em cada um dos êmbolos das seringas um recipiente plástico com abertura voltada para cima conforme imagem a seguir:
[pic 5]
- No recipiente plástico colado à seringa de maior diâmetro, coloca-se as anilhas metálicas sequencialmente, até que o êmbolo comece a se deslocar para baixo.
[pic 6]
- Em seguida, retira-se as anilhas que permitiram o deslocamento do êmbolo para determinação da massa total, apresentando massa total 349,98g.
[pic 7] [pic 8]
[pic 9]
- Com o auxílio de um paquímetro, mediu-se o diâmetro das seringas com o objetivo de calcular as áreas do Teorema de Pascal.
[pic 10]
[pic 11]
- Resultados e discussão
[pic 12]
[pic 13]
Onde, D1 = 0,0137m e D2 = 0,0164m
[pic 14]
[pic 15]
- Conclusão
Por meio de um sistema totalmente isolado do meio exterior, a aplicação de uma curta força no êmbolo menor (mais leve) é suficiente para o deslocamento instantâneo de um êmbolo ainda maior (mais pesado) graças à transferência integral e igualitária de todas as pressões sofridas pelo fluido. Pontos do fluido no mesmo alinhamento horizontal possuem equivalência de pressões (p1 = p2).
...