O Projeto Geométrico de Ferrovias e Aeroportos
Por: aliceeeng • 27/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.824 Palavras (12 Páginas) • 123 Visualizações
Projeto e Construção da Infraestrutura Viária
Engenharia Civil
Projeto Geométrico de Ferrovias e Aeroportos
Discentes:
Ana Alice Lima da Silva
Antonio Edson Mota Junior
Antonia Noemy Mesquita Martins
Carlos Davyd de Abreu Nunes
João Victor Sousa Bonfim
29 de Agosto de 2022
Crateús - CE
Sumário
1.Introdução 3
2.Projeto Geométrico de Aeroportos 3
2.1 Divisão dos Aeroportos 4
2.2. Projeto geométrico do lado aéreo 4
2.2.1. Comprimento de pista 4
2.2.2. Clearways e stopways: 5
2.2.3. Recuo da cabeceira: 6
2.2.4. Zona livre de obstáculos (OFZ – Obstacle free zone): 6
2.2.5. Baias de espera: 6
2.3 Fases de elaboração do projeto geométrico lado terra. 7
2.3 Normas e recomendações para projeto geométrico: 7
2.3.1 ICAO - International Civil Aviation Organization. 7
2.3.2 ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. 8
2.3.3 FAA - Federal Aviation Administration. 8
2.3.4 Referência do Aeródromo (ARC) 9
3. Projeto Geométrico de Ferrovias 11
3.1 Vias-férreas 11
3.2. Fases de elaboração do projeto geométrico 16
3.2.1 Fase do projeto Básico 16
3.2.2 Fase do projeto Executivo 17
3.2.3 Apresentação 18
3.2.3.1 Fase do Projeto Básico 18
3.2.3.2 Fase do Projeto Executivo 18
4. Conclusão 19
5. Referências 20
1.Introdução
O projeto geométrico é formado pelo conjunto de estudos e definições das melhores soluções técnicas, cálculos e outros elementos que integrarão uma das fases dos serviços de engenharia com o intuito de garantir a viabilidade técnica, econômica e social do produto final. A elaboração é feita a partir de estudos topográficos, ambientais e florestais que devem ser realizados anteriormente, e assim, são estudadas e definidas as formas geométricas e características técnicas, tais como raio de curvatura, rampas e plataformas, além de outras. Além disso, deve obedecer às recomendações dos estudos geológicos e geotécnicos de modo a mitigar os problemas construtivos, projetar detalhadamente e com precisão.
Diante disso, o presente trabalho trata especificamente sobre o projeto geométrico de ferrovias e aeroportos onde o objetivo central consiste em expor a respeito das características e emprego desse tipo de projeto, conforme o estudo realizado acerca do assunto.
As bibliografias utilizadas foram: ISF - 209: Projeto Geométrico, Automação do projeto geométrico de pátio de aeronaves para aeroportos regionais brasileiros com terminal simples e Análise dos padrões e recomendações da ICAO e da FAA para o projeto geométrico e aeródromos.
2.Projeto Geométrico de Aeroportos
No que diz respeito ao projeto geométrico de um aeroporto são necessárias informações básicas quanto à operação do aeroporto no período de projeto, como os tipos de operações (internacional/doméstico, aviação regular/aviação geral, voo visual/por instrumento), a previsão de movimentação de passageiros e aeronaves, o porte das aeronaves que irão operar, entre outros.
A partir destas informações, é desenvolvido o planejamento da expansão da infraestrutura aeroportuária por meio de fases de maneira a acompanhar o crescimento da demanda de passageiros e aeronaves.
2.1 Divisão dos Aeroportos
Um aeroporto é composto por duas partes, isto é, lado ar e lado terra. De acordo com o RBAC 156, o lado ar se dá pelo conjunto formado pela área de movimento de um aeródromo, como pistas de pouso e decolagem, pistas de táxi, pátio de aeronaves, e terrenos e edificações adjacentes, ou partes delas, que são áreas onde o acesso é controlado, sendo denominada também como área operacional. Enquanto o lado terra consiste na área do aeroporto de uso público, cujo acesso não é controlado, ou seja, as regiões anteriores aos canais de inspeção de segurança do aeroporto, como vias de acesso e meio-fio de embarque.
Um projeto geométrico lado ar e lado terra engloba a quantificação das áreas e equipamentos necessários para:
1. Processar os passageiros de forma a se manter níveis ótimos de serviços, definidos pela IATA (International Air Transport Association) no ADMR (Airport Development Reference Manual);
2. Operar as aeronaves, de forma que sejam cumpridos os requisitos operacionais e de segurança apresentados pela ICAO (International Civil Aviation Organization) em seu Anexo 14.
Sendo a Annex 14 (2004a) a principal norma da ICAO que trata do projeto de aeródromos.
2.2. Projeto geométrico do lado aéreo
2.2.1. Comprimento de pista
É uma das mais importantes decisões no projeto de um aeroporto, pois determinará o tamanho e os custos de implantação do aeroporto além de controlar o tipo de aeronave que utilizará suas instalações.
2.2.2. Clearways e stopways:
CLEARWAY: ou zona livre de obstáculos é uma área retangular disponível para que
...