O Projeto Interdisciplinar
Por: isabellanm • 9/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.718 Palavras (11 Páginas) • 261 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTE
Curso de Engenharia Mecânica
Aline Ferreira Lage
Isabella Nascimento Matos
Kenya Araújo Santana
Kiane Morais
A inserção da mulher na engenharia mecânica
Coronel Fabriciano
2014[pic 1][pic 2]
ALINE FERREIRA LAGE
ISABELLA NASCIMENTO MATOS
KENYA ARAÚJO SANTANA
KIANE MORAIS
A inserção da mulher na engenharia mecânica
Relatório de Projeto Interdisciplinar do Curso de Engenharia Mecânica, sob orientação da Professora Juliana Fioravante.
Coronel Fabriciano
2014[pic 3][pic 4]
RESUMO
Este trabalho busca investigar e compreender até que ponto a mulher é aceita na área da engenharia mecânica e quais os padrões estabelecidos para atuação no Vale do Aço. Para desenvolvimento e execução do trabalho foram analisadas as qualidades desejáveis de um profissional de engenharia. Dentre os autores pesquisados, ressaltamos Walter Antônio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira, na medida em que trata sobre o engenheiro no mercado de trabalho e suas competências. Para a execução do trabalho, foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa a fim de coletar depoimentos de mulheres na faixa etária entre 17 e 30 anos sobre a forma que elas identificam os padrões estabelecidos para a área da engenharia mecânica e aceitação da mulher nesta área no Vale do Aço.
Palavras-chaves: engenharia, mulher, mercado de trabalho.
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO....................................................................................................................5
- OBJETIVOS........................................................................................................................6
- OBJETIVO GERAL......................................................................................................6
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS........................................................................................6
- METODOLOGIA DA PESQUISA........................................................................................7
- DESENVOLVIMENTO........................................................................................................8
- O ENGENHEIRO NO MERCADO DE TRABALHO.....................................................8
- MULHER X ENGENHARIA..........................................................................................8
- A MULHER NA ENGENHARIA MECÂNICA................................................................9
- DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA........................................................................9
- CONCLUSÃO...................................................................................................................11
- ANEXOS...........................................................................................................................12
- REFERÊNCIAS................................................................................................................14
[pic 7]
[pic 8]
1 - INTRODUÇÃO
A ideia de fazer um trabalho sobre a inserção da mulher na engenharia mecânica partiu do espanto de algumas pessoas perante a atitude de nós, mulheres, em cursar a engenharia mecânica.
A intenção é investigar os padrões estabelecidos para a área da engenharia e revelar sobre a aceitação da mulher no mercado de trabalho da engenharia mecânica do Vale do Aço.
A curiosidade disso é que, segundo pesquisas, o público de 17 a 30 anos já está conseguindo enxergar a diferença da mulher para os homens na atuação da engenharia, já que as mulheres tendem a ser mais atenciosas e detalhistas.
A metodologia adotada constituiu na pesquisa bibliográfica, bem como pesquisa de campo quantitativa e qualitativa para perceber como o fenômeno se processa.
Considera-se importante tratar desse tema a fim de ser possível entender as causas que justificam a escolha da mulher na área da engenharia mecânica mesmo quando os padrões estabelecidos são tendenciosos ao perfil masculino.
O capítulo dois trata sobre a mulher x engenharia. Orson Camargo, no site Brasil Escola, diz que após o século XX houve uma percepção do aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, contrariando a concepção social de que a mulher tem de cuidar dos serviços domésticos e da família. Apesar de estarem quebrando um tabu, as ocupações no mercado não passavam de trabalhos que eram considerados femininos, e quando houve a formação da primeira engenheira, uma profissão que até o momento era considerada de forma exclusiva para homens, gerou surpresa e rejeição da sociedade.
Já no capítulo três, Kamilla Custódio retrata a mulher na engenharia mecânica revelando a desproporção de aprovação nos cursos de mecânica e a influência que os homens exercem sobre esse curso.
No entanto, os resultados apresentados, baseados em dados e entrevistas coletadas com estudantes e engenheiras mecânicas da região do Vale do Aço, tende a descrever as possibilidades e aceitação da mulher no mercado de engenharia mecânica, as dificuldades encontradas no decorrer do curso e na procura de um bom reconhecimento profissional perante alguns padrões impostos pela sociedade.
2 - OBJETIVOS
2.1 - Objetivo Geral
Compreender até que ponto a mulher é aceita no curso e no mercado de trabalho na área de engenharia mecânica no Vale do Aço.
2.2 - Objetivos específicos
Investigar padrões estabelecidos para a área da engenharia mecânica.
Fazer uma pesquisa quantitativa e qualitativa para verificar a aceitação da mulher no mercado da engenharia mecânica no Vale do Aço.
3 - METODOLOGIA DA PESQUISA
Optou-se pelo estudo exploratório, que possibilita ao pesquisador investigar a realidade de modo mais abrangente. Os aspectos quantitativos e qualitativos serão importantes ferramentas para que se possa perceber como o fenômeno se processa. Será utilizado questionário, enviado por e-mail, e entrevista para a coleta de testemunho. A amostra do estudo é constituída por estudantes de engenharia mecânica e mulheres que já atuam no mercado de trabalho na região do Vale do Aço.
...