O Projeto de Pesquisa
Por: Laiz Folchini • 25/9/2022 • Projeto de pesquisa • 3.261 Palavras (14 Páginas) • 59 Visualizações
IFSul – Campus Passo Fundo[pic 1]
Curso de Graduação em Engenharia Civil
PFC – Projeto Final de Curso
A IMPORTÂNCIA DO USO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO: ANÁLISE DA INSERÇÃO DE UMA OBRA
Laiz Azambuja Folchini(1); Ricardo Luis Deboni(2)
RESUMO
Crucial para o bom desenvolvimento de qualquer projeto, o planejamento ainda não é tido como a peça-chave em muitos empreendimentos. No entanto, um maior investimento no planejamento e no controle das obras por parte das empresas tornou-se necessário, pois, atualmente, pode-se perceber uma crescente e constante mudança na área da construção civil em virtude da rapidez com que as inovações tecnológicas se manifestam neste mercado. Portanto, este projeto almeja explorar a aplicabilidade e importância do programa MS Project como ferramenta computacional para a confecção do planejamento de uma obra residencial de alto padrão. Para isso, após revisão bibliográfica, pretende-se por meio de um estudo de caso realizar o mapeamento das atividades globais da referida obra, definindo suas durações e recursos necessários. Em posse desses dados, será elaborado um manual de utilização do programa em questão, podendo auxiliar os seus usuários.
Palavras-chave: planejamento, construção civil, manual de utilização, MS Project.
INTRODUÇÃO
Desde a crise enfrentada pela indústria da construção civil em meados do ano de 2014, o setor tem sido desafiado a desempenhar suas atividades de modo mais eficaz e eficiente, a fim de extrair os melhores frutos de seus investimentos (AMORIM, 2015).
Dessa forma, para que as construtoras permaneçam num mercado competitivo que está em constante evolução, torna-se imprescindível o aprimoramento dos seus processos de produção e gestão, visando apresentar maior eficiência não só no planejamento, mas também no controle dos custos, prazos e qualidade (CONCEIÇÃO, 2014).
O planejamento nada mais é do que um processo constituído por um conjunto de ações essenciais que visam transmutar a fase inicial de um empreendimento no resultado final almejado. À vista disso, sabendo que a eficiência de um projeto está fortemente interligada ao ato de planejar, quando este for realizado de forma eficaz, pode-se observar o cumprimento do escopo conforme os prazos e custos previamente definidos.
Todavia, conforme Costa (2016) alega, grande parte das obras na área da construção civil são tocadas com base na experiência de sua mão de obra, sem quaisquer tipos de controle ou planejamento.
Por conseguinte, a ausência do acompanhamento profissional nos processos construtivos são as principais causas do aumento do desperdícios de materiais, atraso das obras, alta no mercado imobiliário e ampliação dos riscos do empreendimento (OLIVEIRA; CABRAL; OLIVEIRA, 2016).
Há ainda aquelas construtoras que planejam, mas não usam nenhuma ferramenta ou metodologia específica, apenas adotam um novo padrão de execução a cada obra. Ademais, uma vez que cada gestor planeja de um modo, não existe a possibilidade de usar os atuais problemas de projetos para prevenir e corrigir os futuros (NOCÊRA, 2013).
Em vista disso, o presente projeto tem a finalidade de demonstrar a importância do ato de planejar obras na construção civil por meio de embasamento teórico. Para mais, mediante estudo de caso e observações in loco, pretende-se demonstrar a aplicabilidade das ferramentas computacionais de planejamento e, posteriormente, desenvolver um manual de uso do programa MS Project, dirigido a uma obra residencial de alto padrão.
JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO TEMA
Atualmente, consoante Teresinho (2014), para atender a demanda do mercado, as construtoras buscam constantemente o emprego de novos métodos e procedimentos tanto para trabalhar de modo mais racional quanto para reduzir custos. Desse modo, o planejamento de obras no âmbito da construção civil é de suma importância, visto que, quando realizado adequadamente, a torna mais organizada e rentável.
O planejamento é crucial para a execução, pois é a base de acompanhamento e controle de todas as etapas construtivas, tornando possível a estimativa de metas, programações de prazos, interoperabilidade entre as equipes e melhora da comunicação entre os envolvidos. Além disso, todos os registros de controle do andamento real da obra colaborarão para a criação da sua história, a qual é de grande utilidade para a resolução de conflitos, resgate de informações e elaboração de obras similares (MATTOS, 2010).
Assim, depreende-se que ao planejar, o responsável adquire maior grau de conhecimento sobre o empreendimento de modo a tornar-se mais eficiente ao conduzi-lo, podendo detectar e solucionar possíveis problemas com maior agilidade (RAMOS, 2015). Outrossim, vale ressaltar que se necessário realizar possíveis intervenções, quanto mais cedo elas forem diagnosticadas e executadas, menor serão os custos.
A relevância do planejamento e controle de obras na indústria da construção civil é inquestionável uma vez que, quando bem executado, melhora desde as condições de trabalho até o transporte de materiais, reduzindo o tempo da logística de entrega e recebimento desses na obra (CESAR et al., 2011).
Entretanto, são poucas as construtoras que utilizam o planejamento como um procedimento elaborado e estruturado. Nesse sentindo, ensina Mattos (2010, p. 34):
Há empresas que planejam, mas o fazem mal; outras que planejam bem, mas não controlam; e aquelas que funcionam na base da total improvisação. Enquanto algumas construtoras se esforçam por gerar cronogramas detalhados e aplicar programações semanais de serviços, outras creem que a experiência de seus profissionais é o bastante para garantir o cumprimento do prazo e do orçamento.
Segundo Rezende (2013), a falta ou má qualidade do planejamento acarretam em: aumento dos custos e da duração da obra, possível desentendimento entre as partes interessadas, depreciação da imagem do empreiteiro, redução de qualidade dos serviços, baixa produtividade, perdas eminentes e até mesmo aplicação de multas contratuais.
Visando a melhoria desse cenário, os avanços tecnológicos na área de planejamento podem trazer diversos benefícios em termos de qualidade e custos, pois aumentam a competitividade, produtividade e profissionalismo, além de reduzirem os desperdícios. Nesse seguimento, este trabalho pretende analisar o emprego do programa MS Project e suprir a demanda de um manual para obras residenciais unifamiliares.
...