O Projeto integrador
Por: uzielmoreira • 14/2/2023 • Trabalho acadêmico • 2.978 Palavras (12 Páginas) • 83 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
UZIEL LAMEIRA MOREIRA - RA 1809909
VANDERLEI DOMINGOS DA SILVA - RA 1801878
VICTOR SILVA GONÇALVES DOS SANTOS - RA 1811927
WEKSLEY CAPRONI PEREIRA - RA 1811236
REVISÃO NO PROCESSO DE PINTURA
Link da apresentação no YouTube:
Votorantim
2021
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
REVISÃO NO PROCESSO DE PINTURA
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Votorantim
2021
RESUMO
O problema escolhido pelo grupo esse semestre é a revisão de outro projeto integrador, que acabou não obtendo o êxito desejado. Tudo acontece em uma célula de pintura na empresa em que um dos membros do grupo trabalha, a falta de eficiência e o grande desperdício, estão impactando em várias partes do processo, desde atrasos no contrato até mesmo redução da margem de lucros, devido a gastos não previstos.
O grupo revisitou o último projeto e as ações de melhorias tomadas, confrontando com o que foi visto em campo, encontramos alguns pontos que podem ter uma solução melhor e mais viável economicamente.
Como fizemos algumas simulações no projeto anterior, já temos uma base de dados sólida para sugerir alguns equipamentos que realmente irão gerar impacto no processo e no meio ambiente.
Palavras chaves: Processo, revisão, melhorias.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 - Peças em processo de pintura Erro! Indicador não definido.
Figura 2 - Processo manual de pintura 7
Figura 3 – Cabine de pintura 7
Figura 4 - Simulação para um processo automatizado de pintura – sequência de operações 11
Figura 5 - Exemplo de esteiras aéreas para processo de pintura 12
Figura 6 - Exemplo de um processo modular com ciclo completo 12
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 6
- DESENVOLVIMENTO 7
- Objetivos 7
- Justificativa e delimitação do problema 9
- Fundamentação Teórica 9
2.3.1. Globalização 4.0 10
- Metodologia 11
- Resultados e Considerações 11
REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Nesse projeto integrador nosso grupo decidiu por fazer uma revisão de um processo de pintura, que já foi tema de um dos nossos projetos integradores. Em etapas posteriores ao projeto, percebemos que algumas soluções escolhidas talvez não fossem as melhores soluções para aquele problema, dessa forma decidimos revisar todo o projeto e propor novas soluções.
Dessa vez vamos aplicar, como sugerido pela UNIVESP, alguns pontos que aprendemos com a globalização 4.0, tais como, questões sociais e ambientais, como essas melhorias podem gerar impacto nesse sentido. Também os constantes avanços tecnológicos como: Robótica, internet das coisas (loT), big data, realidade aumentada, inteligência artificial, dentre outras.
Mais uma vez nosso projeto terá como foco uma indústria metalúrgica que produz peças sob encomenda, e o foco será no processo de pintura que é ineficiente, consumindo tinta em excesso, aumentando os custos desnecessariamente. Para melhor avaliar o problema, nosso colega Weksley Caproni, que trabalha nesta empresa hoje, ficou responsável por visitar o setor e coletar maiores informações.
Os problemas detectados na análise anterior persistem, e são eles: Desperdício excessivo de tinta, falta de produtividade pois são realizados muito retrabalhos, tanto do processo de pintura em si e pela quantidade de movimentações necessárias para realizar a pintura.
Analisando o fluxo do processo, podemos notar que existem várias falhas no em sua execução e pontos para melhorias, dessa forma, vamos analisar os pontos mais críticos, para concentrarmos nossos esforços, e obter um melhor resultado.
- DESENVOLVIMENTO
2.1. OBJETIVOS
O objetivo do projeto é melhorar o processo de pintura de componentes, otimizando o fluxo e aumentando a qualidade dos trabalhos desempenhados hoje nesta metalúrgica.
Um dos maiores problemas encontrados foi o desperdício de tinta, que além de gerar um grande prejuízo financeiro, acarreta em falta de produtividade com o tempo de espera para a compra de galões de tinta adicionais para o termino dos trabalhos. Como podemos notar na imagem abaixo, grande parte da tinta ficou no chão da fábrica e não apenas nas peças, além do desperdício ainda pode agredir o meio ambiente, nesse caso o solo, se não forem tomadas as precauções corretas.
...