O Relatorio Equilíbrio Estático
Por: Diegopelozatto • 23/3/2019 • Artigo • 1.397 Palavras (6 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
Relatório Experimento de Equilíbrio Estático
Discentes:
Diego Pelozatto
Gabriel Santos Ribeiro
Rafael Candido
Welington Souza Cezilio
Docente:Michael Jones da Silva
Rosana - SP
2018
SUMÁRIO
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 4
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
MATERIAIS 5
MÉTODOS 5
RESULTADO E DISCUSSÃO 5
Sistema 1 6
Sistema 2 7
Sistema 3 7
Discussões dos demais sistemas 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
2
RESUMO
Este experimento apresenta a teoria das Condições de Equilíbrio de um Corpo Rígido abordando o conceito de torque e a aplicação da Segunda Lei de Newton.O equilíbrio de um corpo rígido ocorre quando as somatórias das forças que agem sobre o corpo é igual a zero e não haja torque atuando sobre o mesmo, ou seja, não tendo aceleração angular.
Sabendo disso, nesse experimento o intuito é posicionar a régua em equilíbrio através do centro de massa e do centro de gravidade do corpo em questão. Para isso, posicionamos a régua em equilíbrio sobre um apoio e marcamos seu centro de massa e gravidade.logo após, colocamos diferentes pesos em ambos os lados em diversas distâncias , até encontrarmos o ponto em que a régua entrava em equilíbrio, ou seja, onde as forças e os torques causados se anulam.
INTRODUÇÃO
As condições de equilíbrio estático possuem inúmeras aplicações, como por exemplo, guindastes, elevadores ou pontes suspensas, para que seus respectivos cabos sustentem suas cargas com o mínimo de segurança necessária para as suas utilizações.Para entender porque e como os corpos se movimentam ou permanecem em repouso é necessário estudar as forças que atuam sobre estes corpos. Força é qualquer ação ou influência capaz de modificar o estado de movimento e repouso de um corpo, é um dos conceitos fundamentais da física. Este conceito está relacionado com a segunda lei de Newton, que é representada pela fórmula ∑F = m * a (01)
Onde (∑F) é a soma vetorial das forças, (m) é a massa e (a) a aceleração. O conceito mais importante é objeto de estudo do experimento é o de Equilíbrio. É Dito que um corpo está em equilíbrio quando é nula a soma vetorial de todas as forças que atuam sobre ele, (∑F=0), primeira condição do equilíbrio.
3
A segunda condição para que um corpo com massa distribuída esteja em equilíbrio
- que ele não tenha nenhuma tendência a girar, isto é, a soma dos torques de todas as forças externas que atuam sobre o corpo em relação a qualquer ponto deve ser nula.
τ = r x F;
Onde (τ) é o torque, (r) a distância do ponto ao eixo e (F) a força. Importantes tipos de forças que atuam sobre os corpos são o peso e tração. O peso de um corpo é a força de atração gravitacional exercida pela Terra sobre um corpo, usando equação 01 da segunda lei de Newton, apenas substituímos a aceleração, pela aceleração da gravidade. Já a força de tração ou de tensão, é a força transmitida sempre por fios e cordas ou cabos ideais (inextensíveis e de massas desprezíveis) distendendo-os (tracionando-os, esticando-os).
OBJETIVO
O objetivo dos seguintes experimentos desenvolvidos em laboratório, é entender como o sistema de um corpo rígido e seus movimentos se comportam em determinadas situações explicadas abaixo e também a importante função da atuação do centro de massa em cada corpo ou até em um sistema.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
No primeiro experimento foi realizado o equilíbrio de pesos sobre uma régua para encontramos o centro de massa em cada uma das circunstâncias. No segundo foi lançada uma bolinha sobre uma rampa côncava, e foi observado todos os pares de reações que ocorre com a essa.
4
MATERIAIS
01 conjunto de sustentação dotado de tripé triangular com haste e sapatas niveladoras;
01 rampa de lançamentos com escala de posicionamento;
01 esfera de aço;
01 Régua milimetrada ;
01 trena 5 metros ;
06 pesos de aproximadamente 50 gramas cada;
MÉTODOS
Com a finalidade de chegar no resultado, será utilizada a fórmula
xcm = x1.m1+x2.m2 (1),paracalcular o centro de massa do sistema em questão.
M
Além do mais, será observado o comportamento de cada sistema, em cada uma das determinadas situações.
...