TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rifte Continental do Sudeste do Brasil

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

O trabalho proposto tem como finalidade a construção de uma maquete do Rifte Continental do Sudeste do Brasil, representando suas características geológicas. A base dos estudos realizados durante a pesquisa são conhecimentos oriundos da disciplina de Mecânica dos Solos I.

1.1 Objetivo

Representar de forma sucinta os elementos geológicos que compreendem o rifte continental do sudeste do Brasil. A metodologia definida foi a demonstração através de uma maquete complementada por um relatório. Definiu-se assim, a bacia de Taubaté como parâmetro de ilustração, por ser uma região que compreende elementos de fácil entendimento do rifte em sua plenitude.

2. Definição de rifte

Na geologia, um rifte é uma zona linear onde a crosta terrestre e a litosfera estão sofrendo uma ruptura entre si.

Um rifte é constituído tipicamente por uma falha no solo (depressão), causado pela movimentação tectônica. Essas falhas são chamadas de graben. Existem riftes tanto acima do nível do mar quanto abaixo. No primeiro caso, o rifte forma um vale que pode formar rios ou lagos. Os riftes possuem forte propensão vulcânica, mas nem todos possuem atividades propriamente ditas.

A maioria dos riftes da Terra estão nas dorsais oceânicas, que são enormes cordilheiras submarinas formadas graças a separação das placas tectônicas.

3. Exemplos de riftes

a) O Rifte Oriental Africano

Figura 1 - Mapa do EAR. Os triângulos vermelhos representam pontos de atividade vulcânica; a região laranja representa um ponto de junção tripla, o Triângulo de Afar

Fonte: Wikimedia

O Rifte Africano Oriental (EAR – East African Rift) é um rifte continental ativo localizado no leste da África, se estendendo do norte de Moçambique até a costa norte da Somália. A formação do rifte é datada do período Mioceno, há 22-25 milhões de anos.

O rifte é uma zona estreita que marca um limite de placa, onde a Placa Africana está em processo de divisão, o que formará duas novas placas, a Placa Somali (ao leste) e a Placa de Núbia (ao oeste). O processo de divisão está em um ritmo de 6-7 mm ao ano. Com isso, em cerca de 10 milhões de anos, ocorrerá uma ruptura na litosfera, formando uma nova bacia oceânica.

Na região também se localiza o Triângulo de Afar, uma depressão geológica causada pelo ponto de junção tripla de Afar. Nesse local, três placas tectônicas, a Arábica, a Somali e a de Núbia, estão se afastando uma da outra.

b) O rifte do Mar Vermelho

Figura 2- Localização geográfica do rifte do Mar Vermelho

Fonte: UFRR – Laboratório de Paleontologia da Amazônia

O rifte do Mar Vermelho marca o limite entre duas placas, a Africana e a Arábica. O Mar Vermelho é um dos melhores exemplos disponíveis para a visualização da movimentação das placas tectônicas. O processo de separação das placas se encontra bem avançado nessa região, e o vale formado no eixo continental já foi tomado pelo oceano.

c) O rifte do Lago Baikal

Figura 3 - Localização geográfica do rifte do Lago Baikal. As setas vermelhas indicam a direção da movimentação das placas

Fonte: Revista Nature

O Lago Baikal está localizado na Sibéria, sul da Rússia. É o lago mais profundo do mundo, com uma profundidade máxima de 1,64 km. Nele está localizado o rifte do Lago Baikal, um limite divergente de mais de 2.000 km entre a Placa Eurasiática e a Placa de Amur. Esta está se movendo em direção ao Japão, numa velocidade de 4 mm por ano. O rifte é historicamente conhecido por não possuir vulcanismo, mas recentemente (em termos geológicos), ocorreram atividades vulcânicas na região, nos planaltos de Udokan, de Oka e de Vitim. Essas atividades aconteceram, provavelmente, por influência do rifte.

d) O rifte do Rio Grande

Figura 4 - Localização geográfica do rifte do Rio Grande e de suas bacias

Fonte: CIRES – Cooperative Institute for Research in Environmental Sciences

O rifte do Rio Grande é um rifte continental situado no sudoeste dos EUA. Ele separa o Planalto do Colorado do Cráton da América do Norte. O rifte se estende do centro-sul do estado americano do Colorado até o norte do estado mexicano de Chihuahua. A zona do rifte compõe 4 bacias com média de 50 km de largura. O rio Grande, um rio historicamente importante, segue o rifte na maioria do seu curso.

4. O RCSB – Rifte Continental do Sudeste do Brasil

Figura 5 - Localização geográfica do RCSB

Fonte: PPEGeo – Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências

No Brasil existe o Rifte Continental do Sudeste do Brasil (RCSB), que se estende desde a cidade de Curitiba (PR) até Niterói (RJ), numa extensão de aproximadamente 800 km. O rifte se localiza no continente, distanciando-se perto de 70 km da costa.

Segundo RICCOMINI (1989), a formação desse rifte se deu da seguinte maneira:

 Período Paleógeno (65~23 milhões de anos): Nesse período, foi formada a depressão original, decorrente de esforços extensionais impostos pelo basculamento termomecânico da Bacia de Santos. Após isso, essa depressão foi preenchida por sedimentos vulcânicos sintectônico, formando sistemas aluviais (na região de Resende-RJ) e fluviais (na região de São Paulo-SP). Na região de Volta Redonda-RJ, ocorreu uma eclosão de basanito. O clima na região era semi-árido e, após a formação do sistema fluvial de São Paulo, úmido.

 Período Neógeno (23~2 milhões de anos): Durante esse período, foram formadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com