O Risco Elétrico
Por: Carinets • 12/8/2019 • Artigo • 897 Palavras (4 Páginas) • 116 Visualizações
SITUAÇÃO DE RISCO ELÉTRICO
FIMCA - VILHENA
SAMPAIO, Carine Teixeira1
BRITO, Karina Gomes de Souza2
RESUMO
O presente trabalho pretende mostrar aplicações dos conceitos de segurança estudados na matéria de eletrotécnica no cotidiano dos alunos identificando uma situação de risco elétrico (neste caso o local escolhido foi à casa de uma das integrantes), onde um aparelho eletroportátil (sanduicheira) estava sendo utilizado com o pino terra quebrado, e um dos pinos queimados, sendo necessário intervir para evitar um possível acidente (sobrecarga e derretimento dos fios, ou ainda um possível incêndio), assim sendo foi colocado em pratica o trabalho de eletrotécnica onde foi feito um registro fotográfico da situação de risco e uma entrevista o com responsável da casa informando-o dos riscos.
Palavras-chave: aplicação, segurança, risco elétrico.
_____________
1Bacharelanda do Curso de Engenharia Civil das Faculdade Integradas Aparício de Carvalho – FIMCA Vilhena, carinesampaio_vha@hotmail.com.
2Bacharelanda do Curso de Engenharia Civil das Faculdade Integradas Aparício de Carvalho – FIMCA Vilhena, karinagsbrito@hotmail.com.
INTRODUÇÃO
A eletricidade pode se tornar um fator de risco se não for usada da forma correta. Os riscos eletrícos podem trazer prejuízos materiais e até consequências graves para a saúde humana. Para evitar acidentes é importante que as pessoas tenham conhecimento dos perigos da eletricidade e executem medidas de prevenção. Com intuito de mostrar que os ricos estão em todos os lugares foi feito uma análise de possiveis riscos eletricos na casa de uma das integrantes do grupo. Durante essa análise foi identificado um risco de acidente e/ou incêndio, que é uma sanduicheira que estava sendo utilizada mesmo com o plugue danificado (o terceiro pino (fio terra) estando quebrado, e um pino derretido), essas falhas, como a falta do terceiro pino pode causar choque ao ligar o aparelho já que foi tirada a sua função de aterramento, já no outro pino a causa do princípio de derretimento pode significar uma sobrecarga na corrente (isso ocorre quando há um descompasso entre os valores de intensidade oferecidos pela tomada e exigidos por um dispositivo ligado a ela) podendo significar o uso de uma tomada inadequada ou um problema na instalação elétrica da casa (sendo necessário ficar atento a causa e corrigir o erro com a ajuda de um profissional qualificado).
Após a identificação do risco elétrico foi realizado: um registro fotográfico (imagens em anexo); e a elaboração de perguntas que foram utilizadas na entrevista ao dono da casa, relacionadas aos riscos e medidas de prevenção.
DESENVOLVIMENTO
Situações de risco elétrico podem ocorrer em qualquer ambiente, alguns em maiores graus e outros em menores. Para evitar que acidentes aconteçam, devem-se adotar medidas de segurança, e ser feita uma análise do ambiente.
Foi identificado uma situação de risco elétrico onde um aparelho eletroportátil, sanduicheira (127v) (anexo A1), estava sendo utilizada com o pino, terra, quebrado e um dos pinos queimados (anexo A2).
Conversamos com o responsável da residência (pai), e fizemos algumas perguntas:
- Como que queimou o pino?
- Quando usava com o 3º pino, coloquei um “T” para conectar na tomada, pois ela não tinha encaixe para três pinos, um dia fui utilizar a sanduicheira e o plugue começou a derreter e veio um cheiro de queimado, tirei da tomada na hora e vi o que tinha acontecido.
- Porque você quebrou o pino terra?
- Bom, depois do plugue ter queimado decidi quebrar ele para poder usar sem o adaptador que também queimou.
- Como percebeu que ainda funcionava?
- Após ter quebrado o 3º pino, tomei coragem e coloquei na tomada e percebi que funcionou, fiquei feliz porque ainda ia dar para fazer lanches.
...