O Sistema Just In Time e a sua relevância na diminuição dos custos de um processo produtivo
Por: Luciano Soustruznik Aguilar • 20/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.876 Palavras (12 Páginas) • 443 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
PELOTAS
2018
Luciano soutruznik aguilar[pic 6]
[pic 7]
O sistema Just In Time e a sua relevância na diminuição dos custos de um processo produtivo.
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Instituição Faculdade Anhanguera de Pelotas - RS
Orientador: Oziel Magdalena
Pelotas
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4.1 Descrever a filosofia just in time 7
4.2 As tecnicas para colocar em execução os just in time 9
4.3 Reduções dos custos 10
5 METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
De acordo com o estudo das revisões bibliográficas foram encontrados requisitos básicos para descrever a relevância dos Just In Time (JIT) na diminuição de custos do sistema produtivo, onde é abordado que o JIT não é apenas uma ferramenta e sim uma filosofia, afinal engloba todo o planejamento, a organização e a execução de ações e medidas, é preciso comprometimento e compreensão de todos os envolvidos no processo, para se alcançar o objetivo da filosofia JIT.
A sua filosofia para ser implantada precisa passar por alguns processos e depende de ferramentas fundamentais, um sistema de produção enxuta com o sistema JIT precisa de funcionários estimulados, é preciso incentivar para poder tirar o máximo que o funcionário pode lhe oferecer, por isso é sempre importante destacar o trabalhador, dando responsabilidades e fazer eles exercerem mais de uma função, é preciso ter entendimento de todos no processo, o processo precisa ter uma visibilidade bem clara, manter o ambiente limpo e organizado é fundamental, assim como manutenção de equipamentos, a implantação de um leiaute adequado também é de suma importância, leiaute com a implantação adequada acelera o processo, acabando com gargalos.
Com a eliminação de movimentos desnecessários, é poupado tempo e dinheiro, o grande foco do sistema JIT é o quesito qualidade, qualquer forma de desperdício é preciso ser eliminado, assim como também é preciso eliminar ao máximo estoques e tempos ociosos, dessa maneira que o Just In Time ajuda coma redução de custos na produção.
1.1 O PROBLEMA
O crescimento da competitividade mundial é cada vez mais expressivo. Exigindo que o setor de produção das empresas tenha quatro características: resposta rápida, confiabilidade de entrega, habilidade em trabalhar com pequenos lotes versus grandes variedades e preços competitivos com base no custo da produção de fabricação.
Sendo assim, surge como problema de pesquisa o sistema Just In time na produção, consegue reduzir custos e desperdícios?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Verificar a importância da aplicação do sistema Just In Time na produção, as conseqüências positivas que o sistema pode proporcionar reduzindo custos e acelerando processos de fabricação.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Descrever a filosofia Just In Time no processo produtivo.
- Analisar as técnicas do Just In Time.
- Apontar as reduções dos custos do processo produtivo.
3 JUSTIFICATIVA
O sistema Jus In Time (JIT) para um mercado cada vez mais competitivo globalmente é de suma importância, JIT está sempre visando aprimorar a produção e diminuindo custos, com desperdícios e assim viabiliza a produção eficaz em condições de custo.
Produzido apenas a quantidade correta, com local e momento definido, é drástica a redução de estoques, diminuindo o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos.
A escolha do tema além de afinidade pelo assunto, também mostra tudo que foi conversado e discutido desde o inicio da vida acadêmica, é um assunto onde abrange controle de qualidade, arranjo físico, logística, e principalmente redução de custos e produzir mais em menos tempo, e para adotar o JIT é preciso estar toda a linha de produção sincronizada, desde o fornecedor até a hora de acabar a produção do produto.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 Descrever a filosofia just in time
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar como podem ser reduzidos os custos usando o sistema Just In Time (JIT) na produção. O JIT é por muitos declarado como uma filosofia, em meados dos anos 1980 as empresas deparam-se com a revolução em suas filosofias administrativas e nas tecnologias pelas quais a produção é realizada.
A definição mais completa do JIT, visa erradicar os desperdícios. Possibilitando uma produção eficaz em termos de custo, assim como a distribuição de quantidades corretas, no momento e local adequados, empregando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. O JIT é submetido a igualdade do fornecedor e do usuário. Apenas com aplicação de trabalho em equipe e envolvimento total de todos os elementos. A filosofia chave do JIT é a simplificação.(Voss, 1987)
As técnicas do JIT envolvem o processo por inteiro. Mudança de visão e de entendimento é de suma importância de todos os envolvidos, o JIT começa antes mesmo da implementação por abrange todos os envolvidos, direto e indiretamente. Mudança da mentalidade da alta e média administração, buscando a utilização da gerência por consenso.(Junior, 1989)
A fase de implementação começa com educação e treinamento abrangendo todos, direta e indiretamente, aos envolvidos no sistema. É indispensável a participação de todos nesse preço de mudança, principalmente no alto escalão. É preciso conscientizar a alta administração da empresa que o unico meio de implementar o Just In Time é alterando as práticas produtivas e o estilo de administrar, trabalhando na cultura da organização para desenvolvimento de valores agregados ao JIT.(Alves, 1995)
...