TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Just in Time

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

O Just In Time é um método para gestão da produção. Com ele nada pode ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes da hora exata. É o processo que produz e entrega produtos baseado na demanda e na quantidade necessária, reduzindo o estoque. Esse sistema possibilita, portanto, a diminuição de custos, a eficácia e a otimização do tempo de produção e entrega. Por isso existe a expressão Just In Time que significa “bem na hora” ou “na hora certa”.

Foi desenvolvido pelo crescimento da necessidade de atender os clientes cada vez melhor, com qualidade, rapidez, baixo custo, fez com que se desenvolvessem novas ferramentas que otimizassem e se personalizassem de acordo com a demanda do cliente. O processo necessita de uma avaliação para adaptar suas ideias e conceitos, não esquecendo de analisar a cultura da empresa e pesquisar o seu mercado, e o que ela atende. Após sincronizados, clientes e fornecedores obterão bons resultados. Desta meneira, o administrador deve controlar que o abastecimento do estoque para que ocorra no momento certo e na quantidade exata, espelhando sempre na demanda e assegurando a qualidade. Além disso, deve sempre buscar por formas de melhorias contínuas do seu processo produtivo e de logística.

As vantagens do Just In Time vão além da produção e da logística de um negócio. Ele impacta todos os envolvidos na cadeia de produção, venda e compra do produto. No topo o Custo, pois esse sistema de gestão procura reduzir ao máximo itens como equipamentos, materiais e mão de obra. Evitar os desperdícios deve se tornar um dos objetivos, sempre lembrando de prezar pela qualidade do produto com uma redução significativa dos tempos de preparação e movimentação, e quando se diminui a quantidade dos lotes, também diminui o risco de grandes perdas; Logo após a Flexibilidade pois mantendo os estoques baixos, um produto pode ser modificado ou tirado de linha sem gerar componentes inutilizáveis. Desta forma, a organização torna-se flexível a alterações; E por último a Qualidade pois além de produzir, o colaborador precisa verificar a qualidade do produto, pois defeitos poderão parar a produção, então estes não são toleráveis, e quando acontecerem, deve-se procurar a causa do problema e buscar uma solução imediata.

O sistema também tem algumas desvantagens. A primeira delas é que esse sistema necessita que a procura dos clientes pelos produtos seja estável a curto prazo. Isso é preciso para haver um equilíbrio mais adequado dos recursos existentes, permitindo um fluxo de produção. Outra seria se a demanda for muito instável, a empresa poderá ter dificuldades de acompanhar o ritmo de fabricação ou comercialização, especialmente se houver uma elevação expressiva das vendas, devido a sazonalidades de produtos, como árvore de natal, no natal. E por último são os riscos de interrupções na produção, motivados por defeito nos equipamentos, acidentes ou greves. Em caso de parada das operações, como não há estoque ou ele é limitado, um negócio pode deixar de cumprir prazos e não atender os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com