O Supercondutor de Cobre
Por: Kakz Alex • 24/4/2021 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
SUPER CONDUTOR COM COBRE DE ALTO VOLUME
Victor Alexandre Guimarães Souza
CURSO: Engenharia Elétrica
CAMPUS: Palmas – TO
MÊS-ANO: 2020/2
1 – DESENVOLVIMENTO DA PATENTE
A presente invenção refere-se, em geral, a fios e cabos supercondutores revestidos de cobre e, em particular, a um método econômico para o revestimento de grandes frações de volume de cobre a fios e cabos multifilamentos e a hastes de reabastecimento monofilamento.
A invenção tem como objetivo a provisão de um processo de baixo custo para a fabricação de um fio, vara ou cabo supercondutor revestido de cobre. Ele é formado por uma haste de arame ou cabo supercondutor composto com uma fração de cobre relativamente baixa e é revestida em um estágio muito tardio de fabricação de supercondutores, de modo a contornar e evitar a maioria dos custos de processamento de cobre associados às técnicas convencionais de fabricação de supercondutores. O cobre é revestido em torno de um núcleo de supercondutores de monofilamento ou multifilamento usando calor e pressão e/ou soldagem. O material de revestimento de cobre é aplicado diretamente ao redor da superfície de um núcleo supercondutor sem auxilio de qualquer agente de ligação. Desta forma, a invenção adiciona frações de volume de cobre ao núcleo, com uma relação cu/SC relativamente baixa, de modo a produzir um supercondutor revestido de cobre com uma fração de volume grande de cobre. O núcleo do supercondutor pode ser tanto de monofilamento ou multifilamento embutidos em uma concha de cobre ou matriz de cobre, em que o revestimento de cobre estará sobre o cobre. Além disso, o núcleo pode ser o fio de liga supercondutora em si com o revestimento diretamente sobre o material do fio. Depois que o núcleo supercondutor é revestido, o produto resultante pode ser processado ainda mais para um tamanho final desejado, de modo a produzir mais benefícios. O revestimento de cobre discutido, seria sobre material de supercondução de baixa temperatura crítica (LTS), como supercondutores à base de nióbio-titânio ou mesmo material à base de nióbio-estanho ou outros. No entanto, a invenção atual também poderia ser usada para revestir a prata, sobre núcleos de supercondução de alta temperatura crítica (ITS).
Em virtude dos fatos mencionados, o autor busca melhorias e novas tecnologias para o mundo do cabeamento, e este projeto tende a ser uma inovação no mercado, pois, além de trazer um supercondutor à base de nióbio-titânio e nióbio-estanho, onde está entre uma das melhores ligas metálicas para a sua produção, traz também o cobre, onde é um dos mais baratos metais para condução de eletricidade. Ademais, o inventor busca melhorias para a redução do gasto para a sua produção, reduzindo então alguns processos da produção. Contudo, nada é perfeito, para se ter um cabo com ótima capacidade de conduzir eletricidade, o criador deve buscar outros metais os quais conduzem de forma eletricidade com maior facilidade.
[pic 1]
(US5689875 – SUPERCONDUCTOR WITH HIGH VOLUME COPPER)
(EN) Superconductor with high volume copper
Inventores:
Kanithi Hem C.
Mandatários:
Helfgott & Karas, P.C.
Número do Pedido: 08664393
Data de Aplicação: 14.06.1996
Número da Publicação: 5689875
Data de publicação: 25.11.1997
Tipo de Publicação: UM
...