TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O preço do cobre

Tese: O preço do cobre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Uma commodity é um bem fungível, ou seja, é equivalente e trocável por outra igual independentemente de quem a produz, como por exemplo o petróleo, a resma de papel, o leite, o cobre e os imóveis. 4

Exemplo :

O preço do cobre é universal. As flutuações de preço diárias são baseadas na oferta e na procura global.

Já num sistema de som existe uma diferenciação de produto em muitos aspectos, tais como a marca, o interface do utilizador, a qualidade aparente, etc. Desta forma quando maior foi o seu valor aparente, maior será o seu preço.

Uma das características das commodities é que o seu preço é determinado como uma função do seu mercado no todo. As mercadorias físicas são activamente transaccionadas no mercado à vista (spotmarket) e no mercado de derivativos. Em geral, são matérias-primas e produtos agrícolas tais como minério de ferro, petróleo, carvão, etanol, sal, açúcar, café, soja, alumínio, cobre, arroz, trigo, ouro, prata, paládio e platina. Mercadorias agrícolas (soft commodities) são bens que são cultivados, enquanto que a mercadorias pesadas (hard commodities) são bens que são extraídos ou minerados.

O que torna os produtos de base muito importantes na economia é o fato de que possuem cotação e "negociabilidade" globais; portanto, as oscilações nas cotações destes produtos de base têm impacto significativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes econômicos e até mesmo a países. O mercado de derivativos surgiu como uma proteção aos agentes econômicos contra perdas provocadas pela volatilidade nas cotações dos produtos de base.

Existe também uma outra classe de commodities energéticas que incluem a electricidade, o gás, o carvão e o petróleo.

A electricidade tem a característica particular de não ser armazenável, seja por razões técnicas ou de viabilidade económica, pelo que tem de ser consumida de imediato.

A passagem à qualidade de commodities (comoditização) ocorre quando o mercado de bens ou serviços deixa de fazer a diferenciação de produto na sua base de fornecimento, na maioria das vezes causada pelo desaparecimento do ónus do capital intelectual (patentes, etc) que era necessário para o adquirir ou produzir de forma eficaz. Assim, produtos transformam-se em mercadorias quando o seu preço base deixa de ser onerado com a aplicação de um prémio (premium) para os detentores desse capital, como no caso dos genéricos da industria farmacêutica ou dos circuitos integrados (chips).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com