O Treinamento De Mão-De-Obra Na Construção Civil Em Itanhandu Minas Gerais
Por: alanbatista • 22/2/2024 • Monografia • 2.344 Palavras (10 Páginas) • 69 Visualizações
TREINAMENTO DE MÃO-DE-OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM ITANHANDU MINAS GERAIS
Alan Batista Ferreira(a)[1]
Nome Allan Miranda Pereira prof(a) orientador(a)[2]
RESUMO
O A pesquisa estuda a influência da melhoria da mão-de-obra na construção civil brasileira nos dias atuais. Objetiva avaliar a relação entre especialização e conhecimento adquirido. Adotou-se como metodologia a realização de uma pesquisa bibliográfica de fontes especializadas e estudos de caso sobre o tema, estudo de caso através da leitura crítica das obras, foram feitos resumos e paráfrases relacionados ao tema. Com este estudo, pode-se concluir que na situação brasileira a adoção da mão-de-obra especializada ou não continua uma área muito promissora, pois eliminando o que não agrega valor, diminuindo os custos desnecessários, possibilita que os clientes continuem construindo para que possam, desta forma, construir os seus desejos.
Palavras-chave: Mão-de-obra. Construção Civil. Especialização. Influência
INTRODUÇÃO
A construção civil Brasileira vem recebendo todos os anos uma grande quantidade de mão-de-obra, diretamente ou indiretamente sendo que muitos desses trabalhadores estarão tendo o seu primeiro contato com a construção civil de acordo essa contratação, e muitos outros trazem conhecimento adquiridos com vivencia dentro de obras ou até mesmo pelo pai ter sido pedreiro. É sabido que a construção civil no Brasil e no mundo vem cada vez mais gerando novas tecnologias, por esse e outros fatores, como aumento de produtividade e diminuição de riscos de acidentes que se deve fazer o treinamento da mão-de obra para diminuir os custos isto é fundamental para continuar ativo no mercado.
Sendo assim, o presente trabalho tem como tema o Treinamento de Mão-de-obra na construção civil em Itanhandu Minas Gerais, para que elas alcancem um melhor desempenho na produção de seus serviços, visando à satisfação do consumidor.
A presente avaliação, portanto, parte do seguinte problema de pesquisa: Qual a influência dos profissionais especializados nas construções civis em Itanhandu MG nos dias atuais?
Aventa-se a hipótese de que sua influência consiste no fato de que, com a implantação de especialização de profissionais para construção civil no contexto atual do país, a empresa obterá produtividade significativa.
Defende-se, também, a hipótese de que a empresa vai garantir a qualidade de seus produtos ou serviços, gerando, assim, maior satisfação dos clientes e maiores ganhos.
OBJETIVOS
- Objetivo Geral de Pesquisa:
Analisar perante pesquisa de campo os profissionais que obteve treinamento especializado para construção em Itanhandu Minas Gerais.
Objetivos específicos:
- Descrever os princípios teóricos acerca do treinamento de mão-de-obra na construção civil em Itanhandu, mostrando como pode ser benéfico para toda e qualquer empresa que queira diminuir seus custos e aumentar seus ganhos treinando seus profissionais, para atingir o que se procura, qualidade e custo.
- Averiguar os fundamentos teóricos a respeito do treinamento de mão-de-obra na construção civil, bem como descrever meios de uso de ferramentas relacionadas a fim de melhorar a qualidade da produção da mesma.
Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Será realizada a leitura crítica, a redação de resumos e paráfrases das obras pertinentes ao enfrentamento do tema.
Fundamentou-se a pesquisa em Cozza (2023); Siqueira (2022); CBIC (2022); para a fundamentação dos princípios teóricos sobre o sistema Treinamento de Mão-de-obra na construção civil as questões referentes aos fundamentos básicos sobre a implantação da especialização de profissionais na construção civil.
Estruturalmente, o trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo, abordam-se a história, os conceitos e definições sobre o treinamento de mão-de-obra na construção civil Brasileira.
No segundo capítulo, exploram-se a aplicação, dificuldades e os benefícios das mudanças nas empresas brasileiras com a implantação do treinamento de mão-de-obra em Itanhandu Minas Gerais.
1 HISTÓRIA
Segundo (Kelm,2020), < A construção e o homem sempre andaram juntos, desde o início da história da humanidade a construção civil se cruza, pois, a necessidade de construir está ligado diretamente, a sobrevivência do ser humano, relatos da pré-história, pois era necessário se abrigar, se proteger do clima e de outros perigos externos. Com o que se obtinha de recursos, a trajetória do homem e a construção civil começa, e através de técnicas ainda rudimentares, e cada vez mais evoluindo os abrigos para habitação, com o passar do tempo foi consolidado algo de extrema importância para o desenvolvimento das civilizações>.
A construção civil no Brasil tem uma imensa importância no Produto Interno Bruto (PIB).
O que é o PIB Brasil?
Sigla para Produto Interno Bruto, o PIB é um dos principais indicadores para ser acompanhado como anda a economia do país. Ele é utilizado para medir o crescimento da econômico durante um período de um ano, conforme é mostrado na Figura 1
[pic 1]Figura 1 – Comparação entre o PIB nacional e o PIB da indústria da construção civil. Fonte: Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (2023)
A evolução do PIB no país, serve, portanto, como um termômetro de crescimento. Quanto maior for o seu valor e maior for a diferença em relação aos anos anteriores, maior será o crescimento observado na economia nacional.
O desenvolvimento do pais está diretamente ligada ao setor da construção civil, como vimos nos dados apresentados anteriormente.
A engenharia e a arquitetura tiveram seu primeiro grande crescimento na atividade no Brasil na década de 40, no governo de Getúlio Vargas. Com o grande investimento estatal no desenvolvimento de estrutura para Construção Civil e militar fez com que essa década tenha sido considerada o auge no Brasil. O Brasil era um grande e importante conhecedor das tecnologias que envolvem o concreto, para as atividades militares e Civis. A partir da década de 50, os setores supracitados no Brasil passaram a receber menos incentivo do Estado, ficaram sob o maior domínio da iniciativa privada. Durante a década de 1970, junto ao regime militar, a presença estatal voltou a acontecer com mais intensidade, e as construtoras particulares começaram a construir somente prédios de apartamentos e escritórios comerciais. Na década de 1980 houve um retorno do capital privado para Construção Civil e, em 1990, já começava a haver uma preocupação maior com a qualidade do produto final, as construtoras passaram a se preocupar com a qualificação da mão-de-obra de suas equipes. Percebe-se que, no decorrer da história, o papel do Estado e da iniciativa privada se revezaram no topo da lista de investidores. Esse tal fenômeno foi reflexo da constante mudança de paradigmas que a política do Brasil viveu do meio do século XX até hoje. (EDUARDO MIKAIL, 2013)
...