O Uso e Aplicação Correta de Agrotóxicos por Trabalhadores Rurais
Por: amilre • 21/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 893 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
Universidade do Estado de Minas Gerais
Tecnologia em Produção Sucroalcooleira
PROJETO DE EXTENSÃO
NR-31: Uso e Aplicação Correta de Agrotóxicos por Trabalhadores Rurais
COORDENADOR:
RENNER AUGUSTO ALVES LIMA
ITUIUTABA
2015
- JUSTIFICATIVA E SUA RELEVANCIA SOCIAL
Agrotóxicos são os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento dos produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos (Lei Federal no 7.802 de 11-7-89) (FANCELLI, 2003).
O principal problema dos agrotóxicos, todo mundo sabe, é a intoxicação, tanto do homem quanto dos animais e do meio ambiente. Sendo que em alguns casos, a seriedade é muito maior do que se poderia imaginar.
Ao longo dos anos, “acidentes” com agrotóxicos causaram graves problemas ambientais e de saúde por todo o mundo. Os casos vão desde a intoxicação de trabalhadores durante o processo de produção, até a intoxicação de cidades inteiras.
Diante dessa problemática, devemos aplicar da melhor maneira com base nas normas, o armazenamento, transporte, manuseio, aplicação, descarte de embalagens e uso correto dos equipamentos de segurança no manuseio de agrotóxicos.
- EXEMPLO DE ACIDENTES
Como exemplo de acidente ocorrido no exterior, temos um dos casos mais famosos acontecido na cidade de Anniston, no estado norte-americano do Alabama, onde devido às atividades de uma grande empresa de tecnologia agropecuária causaram a intoxicação de toda população.
Entre os anos de 1929 e 1971, a produção de agrotóxicos que possuem bifenilpoliclorado (PCB) em sua composição, levou à intoxicação de toda cidade. Muitos de seus moradores desenvolveram câncer, hepatite, diabetes e, eventualmente, tiveram morte dias após o ocorrido.
No Brasil temos um dos casos mais graves de acidentes envolvendo agrotóxicos da história, porém é um dos menos mencionados. Em 2006, os moradores e animais da cidade de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, foram vitimas de intoxicação causada pela pulverização aérea do agrotóxico paraquat, proibido em diversos países e na União Europeia.
O produto, que era aplicado na produção agrícola da região, foi levado pelos ventos até a cidade, causando diversos problemas. Mas após estudos realizados pelo Dr. Wanderlei Pignati, da Universidade Federal do Mato Grosso, foi descoberto que os problemas eram ainda maiores que o esperado.
Os moradores de Lucas do Rio Verde apresentaram problemas os mais diversos. Amostras de leite materno mostraram que 100% do material analisado tinha algum tipo de composto químico tóxico, incluindo o DDT, proibido desde 2009 no Brasil e, desde 1972, nos EUA, e o endosulfan, hoje também proibido no Brasil. Outros sintomas apresentados foram à má formação fetal, indução ao aborto, desregulamento do sistema endócrino, e o desenvolvimento de câncer.
Os dados também apontam para diversos problemas que poderão ser enfrentados por bebês, como dificuldades no desenvolvimento cognitivo e má formação física. Foram registrados também casos de vômito, diarreia e alergia de pele em crianças e idosos.
- NORMA REGULAMENTADORA 31 – Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.
A NORMA REGULAMENTADORA - 31 é composta por 23 itens (31.1 a 31.23) sendo que os mesmos possuem subitens, e quatro anexos.
Abaixo temos o item 31.1 - Objetivo da NR-31:
31.1 Objetivo
31.1.1 Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho (Norma Regulamentadora 31 - MTE).
...