OS TEXTOS CIENTÍFICOS: ASPECTOS METODOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
Por: jusnsn • 24/9/2022 • Trabalho acadêmico • 974 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
TEXTOS CIENTÍFICOS: ASPECTOS METODOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
ATIVIDADE ONLINE PONTUADA 3
MODELO DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVO
Número do grupo | |
Integrantes | Ana Claudia Silva Reis Curso: Farmácia Matrícula: 201986983 |
______________________________________________________________________
Texto justificado, fonte arial, tamanho 12, espaçamento 1,5. Citações (diretas, longas e curtas, indireta e citação da citação) e referências, de acordo com as normas da ABNT.
______________________________________________________________________
Referências
INHUMA, Talita Santos; SANTIAGO, Hannah Avelar; SIGRIST, Vanina Carrara. Gestão do tempo e motivação: fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam na realização de metas profissionais. Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, São Paulo, v.7, n.1, p. 22-49. junho, 2017.
De acordo com a leitura do artigo anterior, o grupo deve responder cada um dos tópicos abaixo, respeitando as normas da ABNT e a norma padrão da Língua Portuguesa.
- Sobre a obra
1.1 Autoria (autor ou autores)
Talita Santos Inhuma, Hannah Avelar Santiago, Vanina Carrara Sigrist.
1.2 Título (incluindo do subtítulo, se houver)
Gestão do tempo e motivação: fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam na realização de metas profissionais.
1.3 Onde foi publicada (em qual fonte)
Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo, N: 2238-5819, v.7, n.1.
1.4 Ano de publicação
2017
- Resumo
2.1 Descrição sintetizada do conteúdo da obra.
Para isso, considere o roteiro de leitura disponibilizado no Passo 1. Vale lembrar que vocês devem escrever em parágrafos e não em tópicos.
O artigo “Gestão do tempo e motivação: fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam na realização de metas profissionais“ traz uma análise da importância da gestão do tempo no que diz respeito ao ambiente organizacional e à motivação das pessoas para o alcance de seus objetivos e metas profissionais.
Tal artigo, através de um adensamento bibliográfico, faz um levantamento de diversas teorias que analisam os fatores intrínsecos e extrínsecos que podem influenciar a realização das tarefas com eficiência, eficácia e com otimização do tempo. Vários autores abordam o tempo e a motivação por diferentes prismas, mas concluem que estes, quando bem geridos, determinam o cumprimento de metas profissionais e a possibilidade do estabelecimento de novas metas.
Além disso, o artigo realiza um questionário com 8 perguntas como forma de analisar qualitativa e quantitativamente como indivíduos atuantes no mercado de trabalho enxergam a forma como administram o tempo e quais fatores são mais motivacionais na busca pela realização das metas.
- Crítica
3.1 Crítica sobre a obra: aqui, posicione-se sobre ela. Esse posicionamento pode ser relacionado, por exemplo, ao tema da pesquisa, ao objetivo da pesquisa, à metodologia usada, ao objeto pesquisado, à maneira pela qual os dados foram coletados, à análise empregada, ou a forma pela qual as considerações finais foram escritas.
Obrigatório: para embasar o seu posicionamento, cite e referencie uma fonte externa e confiável. Além disso, a crítica de vocês deve ter, no mínimo, dois parágrafos.
Exemplo:
A técnica de coleta de dados usada na pesquisa de Inhuma, Santiago e Sigrist (2017) foi insuficiente para dar conta do objetivo do trabalho.
Isso se justifica, porque, conforme aponta sobrenome (ANO), [citação…].
O artigo analisado, escrito por Inhuma, Santiago e Sigrist (2017), retrata muito bem como o tempo e a motivação são fatores de grande importância na realização das atividades profissionais. Em um ambiente organizacional altamente competitivo, onde as pessoas sentem cada vez mais a pressão em seus cargos, gerir o tempo de forma adequada e buscar motivação para alcançar as metas é imprescindível.
Para Taylor, um dos nomes mais importantes da Administração, a máxima prosperidade deve vir tanto para o patrão como para o empregado, seja na forma de dividendos e de desenvolvimento dos negócios, para os empregadores, ou na forma de crescimento profissional e na realização de tarefas contundentes com suas aptidões naturais, para os colaboradores. Isto está diretamente relacionado a se ter motivação para o cumprimento das metas profissionais.
Outra vertente estudada por Taylor que tem relação com o artigo em estudo é a Teoria dos Tempos e Movimentos, que analisou os tempos padrões para a realização de cada tarefa e a racionalização do trabalho. A gestão do tempo se faz presente neste aspecto, onde o colaborador gastaria somente o tempo necessário para a realização da tarefa, de forma a utilizar o mesmo com mais eficiência.
...