Organização E Estrutura Portuaria
Monografias: Organização E Estrutura Portuaria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jiltonfreitas • 18/4/2013 • 3.535 Palavras (15 Páginas) • 997 Visualizações
JILTON DIAS FREIRAS
ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUARIA
ATIVIDADE EXTRUTURADA
PROF. ADRIANO
ARACAJU – SE
2013.1
Trabalho apresentado a Faculdade Estácio – FASE, para a disciplina Organização e Estrutura Portuária sob a orientação do Professor: Adriano.
ARACAJU – SE
2013.1
SUMÁRIO
Introdução
Complexo de Suape ------------------------------------------------------------------------------ 1.0
Estrutura Portuária ------------------------------------------------- ---------------------------- 1.2
Cais -------------------------------------------------------------------------------------------------- 1.3
Porto Interno -------------------------------------------------------------------------------------- 1.4
Porto Externo ------------------------------------------------------------------------------------- 1.5
Equipamentos ------------------------------------------------------------------------------------- 1.6
Força de Trabalho ------------------------------------------------------------------------------- 1.7
Expertise do porto ------------------------------------------------------------------------------- 1.8
Infra Estrutura ----------------------------------------------------------------------------------- 2.0
Sustentabilidade ---------------------------------------------------------------------------------- 3.0
Empresas ------------------------------------------------------------------------------------------- 4.0
A Importância do Porto no Contexto Nacional e Internacional --------------------------- 5.0
Fontes -------------------------------------------------------------------------------------------------- 6.0
Introdução
O Porto de Suape é um porto brasileiro localizado no estado de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Seu projeto foi baseado na integração porto-indústria a exemplo de países como França e Japão.
A construção do porto de Suape foi prevista para operara produtos combustíveis e cereais a granel, substituindo o Porto do Recife. Em 7 de novembro de 1978, uma lei estadual criou a empresa Suape Complexo Industrial Portuário para administrar o desenvolvimento das obras, hoje o porto é um dos maiores do Brasil; administrado pelo Governo de Pernambuco.
Sua área de influência abrange todo o estado de Pernambuco e parte dos estados de Alagoas e da Paraíba. O porto tem acesso rodoviário pela PE-060 e pela AL-101, na divisa de Pernambuco e Alagoas. É considerado o mais tecnologicamente avançado do Brasil.
Suape opera navios nos 365 dias do ano, sem restrições de horário de marés. Para auxiliar as operações de acostagem dos navios, o Porto dispõe de um sistema de monitoração de atracação de navios a laser, que possibilita um controle efetivo e seguro, oferecendo ao prático, condições técnicas nos padrões dos portos mais importantes do mundo.
O Porto já movimenta mais de 5 milhões de toneladas de carga por ano, destacando-se, entre elas, os granéis líquidos (derivados de petróleo, produtos químicos, álcoois, óleos vegetais etc.), com mais de 80% da movimentação, e a carga conteinerizada. O Porto pode atender a navios de até 170.000 tpb e calado operacional de 14,50 m. Com 27 km² de retroporto, seu porto externo e interno oferecem as condições necessárias para atendimento de navios de grande porte.
A movimentação portuária cresce em ritmo acelerado e consolida Suape como um porto concentrador e distribuidor de cargas. Em 2011, a movimentação de cargas ultrapassou os 11 milhões de toneladas e a de contêineres foi maior que 400 mil TEUs, o que representa um crescimento de 25% e 33%, respectivamente, em relação ao ano anterior.
A sua concepção de porto-indústria oferecem condições ideais para a instalação de empreendimentos nos mais diversos segmentos. Suape conta com uma infraestrutura terrestre própria, em permanente desenvolvimento e modernização, com ferrovias e rodovias. O porto interno, recentemente, ganhou novos berços e, além disso, o Complexo ainda conta com fornecimento de gás natural, energia elétrica, água bruta e água tratada. Situado na Região Metropolitana do Recife, possui área de 13.500 hectares, distribuída em zonas Portuária, Industrial, Administrativa e Serviços, de Preservação Ecológica e de Preservação Cultural.
Já são mais de 100 empresas em operação, responsáveis por mais de 25 mil empregos diretos, e outras 50 em implantação. Entre elas, indústrias de produtos químicos, metal-mecânica, naval e logística, que vão fortalecer os polos de geração de energia, granéis líquidos e gases, alimentos e energia eólica, além de abrir espaços em outros segmentos como metal-mecânico, grãos e logística. Tudo isso somado supera os 40 bilhões de reais em investimentos, gera 15 mil novos empregos e mais de 40 mil empregos na construção civil.
1.0 - Complexo de Suape - O polo de desenvolvimento mais dinâmico do Brasil.
Locomotiva do desenvolvimento de Pernambuco, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado um dos principais polos de investimentos do país. O Porto apresenta estrutura moderna, com profundidades entre 15,5m e 20,0m e grande potencial de expansão. Sua localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação o mantém conectado a mais de 160 portos em todos os continentes, com linhas diretas da Europa, América do Norte e África.
A
...