Orientações para Projeto de Pesquisa
Por: fabio941625 • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
1 – Escolha do Tema:
O tema surge a partir da realidade do pesquisador e de seu contexto. Mas, apenas o interesse pelo tema não é o suficiente. É necessário dispor de um bom conhecimento na área de estudo escolhida para desenvolver adequadamente as etapas posteriores de um projeto de pesquisa ou monografia.
O título é parte do tema e é um “cartão de apresentação” do projeto de pesquisa. Ele expressa a delimitação e a abrangência do que se pretende pesquisar.
Na escolha do tema é preciso levar em conta alguns fatores, tais como:
- Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa.
- O conhecimento do pesquisador em relação ao tema pretendido.
- A existência e disponibilidade de material de consulta e dados necessários ao pesquisador.
2 – O Problema de Pesquisa:
A formulação do problema é o ponto de partida de toda pesquisa. A pesquisa não começa a partir de uma teoria ou premissa, ela se inicia na problematização de uma dificuldade que o pesquisador deseja enfrentar. Na formulação do problema o pesquisador deve tomar como base o conhecimento disponível sobre o tema.
A familiaridade com o tema, o contato com a literatura já existente e com pessoas que acumulam experiência sobre o assunto auxiliam muito na tarefa de formular o problema da pesquisa.
Em resumo, o problema focaliza de forma clara o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa.
O problema é uma interrogação que o pesquisador faz à realidade.
3 – As Hipóteses ou Questões a Investigar:
Hipótese é sinônimo de suposição. Uma hipótese é uma solução possível, uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa.
Neste sentido, é uma proposição testável que pode vir a ser a solução do problema formulado dentro do tema escolhido.
4 – A Justificativa do Tema:
A justificativa constitui uma parte fundamental do projeto de pesquisa. É nesta etapa que o pesquisador convence o leitor da importância do seu projeto. A justificativa do projeto deve abranger os seguintes elementos: a delimitação, a relevância e a viabilidade.
Em outras palavras, a justificativa exalta a importância do tema a ser estudado e a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.
5 – Os Objetivos Gerais e Específicos do Trabalho:
Aqui, o pesquisador formula as suas pretensões em relação à pesquisa. A definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Os objetivos são divididos em gerais e específicos.
O objetivo geral relaciona-se diretamente ao problema, esclarecendo e direcionando o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente é redigido em uma única frase.
Os objetivos específicos definem os diferentes pontos a serem abordados visando sempre atingir o objetivo geral.
Na redação dos objetivos os verbos devem aparecer sempre no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa, etc.
6 – A Revisão de Literatura: (Referencial Teórico)
No referencial teórico devem ser analisadas as fontes científicas disponíveis que tratem do assunto ou dêem embasamento teórico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Nesta etapa, também devem ser explicitados e detalhados os principais conceitos e termos técnicos a serem utilizados na pesquisa.
A construção do Referencial Teórico deve demonstrar que o pesquisador está atualizado no campo de conhecimento em investigação. Obras de referência, artigos em periódicos nacionais e internacionais, monografias, dissertações, teses e livros já publicados constituem fontes de consulta.
Revisão de literatura não é uma “colcha de retalhos” de citações.
7 – A Metodologia da Pesquisa:
A metodologia é, em termos gerais, o caminho escolhido pelo pesquisador para o desenvolvimento de sua pesquisa. Constitui o conjunto de métodos e técnicas utilizados para a realização de uma pesquisa.
A metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
8 – O Cronograma das Atividades de Pesquisa:
O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo pesquisador. Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres, etc..
...