Os Fundamentos Lean
Por: Diego Augusto • 18/7/2023 • Artigo • 271 Palavras (2 Páginas) • 56 Visualizações
Fundamentos Lean
Os Fundamentos Lean foram depurados dos 5 Princípios Lean, tendo na essência a eliminação dos desperdícios.
O que é?
São a base para Transformação Lean. Os fundamentos devem ser compreendidos e aplicados persistentemente por todos.
- Trabalhar no Tempo Takt
- Realizar as atividades em Fluxo Contínuo
- Definir e seguir o Trabalho Padronizado
- Produzir somente quando alguém solicita, Sistema Puxado
Para que serve?
Os fundamentos, na prática, permitem que se enxergue e elimine os 7 desperdícios.
[pic 1]
Para saber mais sobre os 7 desperdícios, clique aqui.
Como usar?
Durante a aplicação de todas as ferramentas Lean, precisamos garantir que estamos trabalhando para atender o tempo takt, buscando trabalhar uma peça por vez de modo a ter um fluxo contínuo, estabelecendo e seguindo o trabalho padronizado. Só então, quando estivermos como todos esses três fundamentos estabelecidos é que partiremos para o sistema puxado.
Tempo Takt: Refere-se à frequência com que você deve produzir uma peça ou produto para atender às necessidades do cliente com base no ritmo de vendas, com o objetivo de alinhar a produção à demanda.
Saiba mais
Fluxo contínuo: Uma das principais vantagens é a redução de estoques intermediários, pois os produtos antes fabricados e transferidos em lotes para a etapa seguinte, passam a ser produzidos no conceito one piece flow (fluxo de uma peça), “fabrique uma, mova uma”.
Saiba mais
Trabalho padronizado: Seguir o trabalho padrão no processo de produção, com base nos seguintes elementos: Tempo Takt, Sequência de trabalho, ferramentas e equipamentos necessários e Estoque padrão.
Saiba mais
Sistema puxado: No sistema puxado, a produção é planejada com base no consumo. Nada é produzido pelo processo fornecedor sem que o processo seguinte, seja interno ou externo, sinalize a necessidade.
Saiba mais
...