Os Mecanismos de Secagem
Por: Ana Barbosa • 28/10/2018 • Artigo • 282 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Bacharelado em Química
Operações unitárias II
MECANISMOS DE SECAGEM
Em muitos casos, o material a ser seco está sob a frma de partícula que podem ser, ou não, porosas, mas que ao serem dispostas em um leito fixo, como por exemplo quando colocadas em uma bandeja de secagem, forma em conjunto um sólido (leito) poroso. Para uma secagem desta natureza, existem três fases ou estados de distribuição do líquido intersticial.
Se o material está saturado com líquido, isto é, todos os poros e canais comunicantes estão cheios de líquido, ele está no chamado estado capilar.
O estado funicular acontece quando uma porção do líquido capilar já foi vaporizada e substituída pelo gás de secagem, mas existe ainda líquido suficiente para formar um filem fino contínuo sobre a à volta das partículas. Abaixo desta quantidade de líquido, este estará presente em pontos isolados entre partículas consecutivas ou nos poros. Neste caso, o estado do líquido designa-se por pendular. O líquido está imobilizado e a secagem prossegue devido apenas a uma vaporização interna desse líquido e à difusão para o exterior do vapor formado. Estes três estados estão sempre presentes e contribuem definitivamente para as características de secagem de cada sólido, que podem ser avaliadas tendo em conta o modo como varia a velocidade de secagem com as condições do ar, e o que sucede no interior do sólido durante a secagem.
A seleção de um tipo adequando de secador para uma determinada operação e projeto e dimensionamento do mesmo envolvem necessariamente a determinação das características de secagem, bem como a informação sobre as características e manuseio do sólido, a sua umidade de equilíbrio e sua sensibilidade à temperatura.
O comportamento de um sólido durante a sua secagem em determinadas condições
...